Previsão de pautas: terça-feira, 5 de julho

05/07/2022 08:32

COVID-19 - A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde de Porto Alegre (SMS), irá manter a vacinação contra a Covid-19 para crianças e adultos em diferentes locais. Nesta terça-feira, 5, será aberta a aplicação da segunda dose de reforço (quarta dose) para todas as pessoas a partir de 40 anos vacinadas com a terceira dose até 5 de março (quatro meses). Veja aqui os locais e horários da vacinação. 

UNIDADE MÓVEL - A unidade móvel de saúde estará em três bairros durante a semana, sempre das 9h às 15h. Além do rolê de vacinação infantil contra Covid-19, a equipe começou a vacinar adultos. Também haverá vacinação contra a gripe (Influenza) para todos os públicos (crianças a partir de 6 meses de idade). Nesta terça-feira, 5, o ônibus estaciona na estrada do Varejão, 301, bairro Lami (estacionamento do supermercado Bom Lami). A ideia é facilitar o acesso às vacinas e aumentar o percentual de imunizados. Contra a Covid-19, haverá primeira e segunda doses para crianças de 5 a 11 anos, além de primeira, segunda, terceira e quarta doses para adultos a partir de 12 anos. 

TURISMO - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo apresenta nesta terça–feira, 5, às 10h15, no Salão Nobre do Paço Municipal, o plano de marketing para a Capital. Elaborado pela prefeitura, em parceria com o Sebrae e diversas entidades dos setores relacionados ao turismo, o plano busca uma estratégia unificada para atrair turistas para a cidade. São ações a curto, médio e longo prazo. Serão apresentados levantamentos da área, assim como os próximos passos para fomentar o turismo, qualificar o atendimento e serviços aos visitantes, além de melhorar números e ranking on-line em comparação com outras cidades.

FUTEBOL - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) informa o esquema especial de trânsito e transporte para o jogo entre Internacional e Colo-Colo, que ocorre nesta terça-feira, 5, às 21h30, no Estádio Beira-Rio, válido pela Copa Sul-americana. A abertura dos portões está marcada para as 19h30.   Para o transporte dos torcedores até o estádio, uma linha especial de ônibus e duas linhas de lotação começam a circular a partir das 19h30. Além disso, mais de 20 linhas regulares do transporte coletivo, entre lotações e ônibus, atendem a região do Beira-Rio pela av. Padre Cacique. No final do jogo, haverá inversão de sentido em um dos lados da avenida Edvaldo Pereira Paiva, com fluxo em direção ao Centro em ambos os sentidos.

ÁGUA - O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) programou serviços de manutenção na estação de bombeamento de água tratada (Ebat) Nonoai 1 (rua Frederico Etzberger, 180)  nesta terça-feira, 5. Uma válvula de sucção será substituída, deixando parte do bairro Nonoai desabastecido, a partir das 9h. O retorno da água é esperado à noite ou além desse prazo nas partes altas da rede distribuidora. A programação poderá ser alterada por motivos técnicos ou climáticos.

EMPREGOS - Entre os dias 5 e 8 de julho, a unidade do Sine Municipal fará a intermediação para 200 vagas, sendo cem para atendente de loja (temporário) e cem para motofretista (motoboy). As entrevistas serão realizadas na sede do Sine Municipal, localizada na avenida Sepúlveda s/nº, Centro Histórico. As cartas de encaminhamento, que são emitidas pela unidade, podem ser solicitadas diretamente no balcão de atendimento ou pelo aplicativo Sine Fácil disponível para download no Google Play. Confira aqui os dias e horários das entrevistas e os requisitos de cada vaga.

SHOW - O show O que o Coração me Exige está marcado para esta terça-feira, 5, às 20h, no Teatro Renascença (av. Erico Verissimo, 307 - Menino Deus). O espetáculo estava previsto para março de 2020, porém, em decorrência da pandemia, precisou ser adiado. Com apoio de fãs e amigos, o espetáculo surgiu a partir de um financiamento coletivo. Em 2019, Borges sofreu um aneurisma de aorta e ficou mais de oito meses afastado das atividades musicais. A pausa dos palcos foi o que motivou e conduziu a concepção desse show. 

EPTC - A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) divulgou a agenda de atividades educativas que a Escola Pública de Mobilidade realizará durante a semana. As ações têm como objetivo incentivar discussões sobre a mobilidade e fomentar hábitos saudáveis na construção de um trânsito mais seguro. 

ACAMPAMENTO FARROUPILHA - Os piquetes interessados em participar do Acampamento Farroupilha 2022 têm mais tempo para fazer a inscrição e apresentar o projeto cultural. O novo prazo vai até sexta-feira, 8. O acampamento tem início no dia 7 e se estende até 20 de setembro. Os documentos devem ser entregues presencialmente no saguão do Centro Municipal de Cultura (avenida Erico Verissimo, 307 - Menino Deus) de segunda a sexta, das 9h às 18h. A Comissão Municipal dos Festejos Farroupilhas vai anunciar as novas datas dos prazos para recurso de quem não for homologado e a publicação da lista final das entidades aptas a acampar. 

GUARDA MUNICIPAL - A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria de Administração e Patrimônio, abre concurso público de Guarda Civil Municipal. A banca organizadora é a Fundação La Salle. São 32 vagas para cargo de provimento efetivo, além de cadastro reserva. Destas, seis foram reservadas para pessoas afrodescendentes e três para pessoas com deficiência. As inscrições estão abertas até as 17h do dia 27 de julho, exclusivamente neste link. Os candidatos devem ter idade máxima de 25 anos até a data da inscrição, mesmo patamar adotado para ingresso na Brigada Militar. Os requisitos mínimos exigidos são ensino médio completo e Carteira de Habilitação categoria B.

SOCIAL ESPORTE - O Projeto Social Esporte Clube, promovido pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), está com 190 vagas abertas para o Sesc Protásio Alves. São oferecidas diversas modalidades esportivas: 
atletismo, judô, vôlei, futsal, futebol, futebol society, futebol de campo e basquete. Podem participar estudantes das redes públicas estadual e municipal, entre 6 e 17 anos, e bolsistas (100%) de colégio particular com renda familiar de até três salários mínimos. O projeto é um convênio da prefeitura com clubes parceiros e busca a inserção social de crianças e jovens por meio do esporte. As inscrições estão abertas e a matrícula deve ser renovada a cada seis meses. 
Informações sobre o Projeto Social Esporte Clube no telefone (51) 3289-4854 com Aline Borges.

GRIPE - A vacinação contra gripe está aberta para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade. Mesmo após o fim da campanha nacional, a oferta da imunização em Porto Alegre será mantida até o final dos estoques das doses. A Secretaria Municipal de Saúde tem aplicação em 123 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa. A vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde protege contra três cepas do vírus influenza: A H1N1 e A H3N2 e B. O imunobiológico garante proteção contra complicações da doença, que podem levar a hospitalizações e óbitos. 

CAMPANHA DO AGASALHO - A prefeitura realiza a Campanha do Agasalho e Alimento 2022, coordenada pelo Gabinete da Primeira-Dama. A iniciativa começou mais cedo neste ano para focar na qualidade das doações e agilizar a distribuição à população em situação de vulnerabilidade social. Em 2021, foram arrecadadas 200 mil peças de roupa e 10 toneladas de alimentos não-perecíveis que beneficiaram mais de 300 entidades cadastradas na Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc) e entidades atendidas pelo Gabinete Itinerante. As doações de agasalhos e alimentos poderão ser feitas no Paço Municipal (Praça Montevidéu, 10, Centro Histórico), no Ginásio Tesourinha e mais diversos pontos já cadastrados na campanha. Saiba mais no site Poa que Cuida.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes