South Summit Brazil 2024 começa nesta quarta-feira

20/03/2024 07:00
Luan Furtado/PMPA
COMUNICAÇÃO
Prefeitura programou diversas atividades no evento, que este ano ir√° ocupar 38 mil metros quadrados no Cais Mau√°

Nos dias 20, 21 e 22 de março, Porto Alegre será novamente a capital brasileira da inovação com o South Summit Brazil, encontro global que acontece nos armazéns do Cais Mauá, no Centro Histórico.

Ao longo dos três dias, serão 600 palestrantes de vários países. São esperados 24 mil participantes, mil investidores e 140 fundos de investimentos. Para este ano, a estrutura foi ampliada. Com a integração de mais um armazém do Cais Mauá, o South Summit Brazil irá ocupar 38 mil metros quadrados, incluindo área construída e de lonas.

"Pelo terceiro ano consecutivo, Porto Alegre recebe um dos grandes encontros mundiais de neg√≥cios na √°rea da inova√ß√£o da Europa. Ser sede de um evento desse porte deixa na cidade uma marca e um desafio de fazer cada vez melhor. A cidade aprendeu, expandiu conex√Ķes e atraiu novas oportunidades para o mercado e para as pessoas. Trabalhamos muito para que esta edi√ß√£o seja ainda mais transformadora nesse caminho sem volta, que √© sermos a capital da inova√ß√£o‚ÄĚ - Prefeito Sebasti√£o Melo.

Porto Alegre -  A prefeitura programou diversas atividades no evento. Na sexta-feira, 22, no Palco Arena, a partir das 10h55, o prefeito Sebastião Melo conversa sobre inovação e parcerias na Capital, em painel com o vice-prefeito Ricardo Gomes.

O secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa, será um dos speakers do painel Inovação no Ensino, na quarta-feira, 20, às 11h45, no Palco Demo. São convidados também Tatiane Reines, professora da EMEF Porto Novo; Lucas Mendes, CEO da Lumiar Educação; e Mauro Weiguel, do Colégio JP.

Tamb√©m na quarta-feira, 20, o tema Porto Alegre -¬†¬†Cidade Gastron√īmica ser√° debatido pela secret√°ria de Desenvolvimento Econ√īmico e Turismo, J√ļlia Evangelista Tavares, em painel com Diogo Carvalho, da plataforma Destemperados, e Roger Klafke, do Sebrae-RS. A atividade ocorre no Palco Demo.

Na quinta-feira, 21, às 11h25, a presidente da Procempa, Letícia Batistella, e o secretário municipal de Inovação, Luiz Carlos Pinto, debatem sobre Territórios Inovadores no Palco Demo.

Tamb√©m na quinta-feira, 21, um painel ir√° discutir a colabora√ß√£o entre inova√ß√£o e sa√ļde, a partir de 16h30, no Palco Corner, com participa√ß√£o da presidente da Procempa, Let√≠cia Batistella.

POACast - Iniciativa do Gabinete de Comunicação Social (GCS) da Prefeitura de Porto Alegre, o PoaCast @SouthSummit terá nova edição em 2024. O objetivo, novamente, é o de  disseminar, para além do muro do Cais, conhecimento e temas abordados por fontes ligadas com empreendedorismo e inovação.

Durante os tr√™s dias de evento, o conte√ļdo ser√° publicado no canal do Youtube da prefeitura. Trechos tamb√©m ser√£o distribu√≠dos por meio do Instagram e do Tik Tok do Executivo. Em 2023, foram transmitidos 26 programas e entrevistados 54 convidados pelo PoaCast @SouthSummit.

Competição de startups - Mais de 2 mil startups de 80 países se inscreveram para a Competição de Startups, considerada um dos pontos altos da programação. Dessas, 50 (27 brasileiras e 23 do exterior, de 15 países) foram selecionadas para a final.

Nomes confirmados¬†- Entre outros convidados, o South Summit Brazil ter√° como atra√ß√Ķes o israelense Uri Levine, cofundador do Waze; o brit√Ęnico John Elkington, considerado o ‚Äúpai da sustentabilidade‚ÄĚ e criador do conceito que deu origem ao termo ESG, que diz respeito a governan√ßa ambiental, social e corporativa; e o norte-americano Jeff Hoffman, cofundador do Priceline.com/Booking.com.

South Summit Brazil¬†‚Äď O evento chegou a Porto Alegre em 2022. Surgiu em Madrid, na Espanha, h√° 11 anos, e j√° movimentou US$ 13 bilh√Ķes captados pelas startups ao longo da Startup Competition. Porto Alegre √© host city do SSB, que tem Governo do Estado e IE University como realizadores.

A edi√ß√£o de 2023 trouxe para Porto Alegre representantes de 50 pa√≠ses, 3 mil startups, 900 speakers, 150 patrocinadores, mais de 100 fundos de investimento (sendo 30 deles internacionais), e cerca de 600 investidores, al√©m de US$ 123 bilh√Ķes de fundos sob gest√£o.

Porto Alegre lan√ßa consulta p√ļblica para transforma√ß√£o digital dos servi√ßos sociais no South Summit
EPTC leva atividades de educa√ß√£o para o tr√Ęnsito ao South Summit¬†
Artigo: Um território inovador chamado Porto Alegre
Prefeitura e C√Ęmara Americana de Com√©rcio lan√ßam guia de investimentos no South Summit