Abrigos tempor√°rios da prefeitura acolhem mais de 100 pessoas

Luciano Lanes/ PMPA
DMAE
Fechamento das comportas do Cais Mauá começou ainda pela manhã

A Prefeitura de Porto Alegre registra aumento no n√ļmero de acolhidos em abrigos tempor√°rios na tarde desta quinta-feira, 2, em raz√£o da eleva√ß√£o do n√≠vel do Gua√≠ba. Conforme a Funda√ß√£o de Assist√™ncia Social e Cidadania (Fasc), 106 pessoas est√£o nas tr√™s estruturas montadas pelo √≥rg√£o no in√≠cio desta tarde.

Destas, 47 permanecem no Centro Social Padre Leonardi, na Restinga - sendo 29 adultos e 18 crianças. Outras 45 estão no Pepsi On Stage, onde está concentrado o acolhimento aos moradores das Ilhas, incluindo 27 adultos e 18 crianças. Já o Clube dos Correios, na Ponta Grossa, recebe 14 pessoas: 12 adultos e duas crianças.

‚ÄúEstamos nas Ilhas apelando para que as pessoas saiam de casa. Uma coisa √© sair durante o dia. √Äs vezes, durante a noite, isso pode n√£o ser poss√≠vel. Aceitem os convites dos amigos, da fam√≠lia e da prefeitura, porque a situa√ß√£o deve se agravar‚ÄĚ Prefeito Sebasti√£o Melo.

A Defesa Civil Municipal participou do atendimento a 241 ocorr√™ncias nesta quinta-feira. As solicita√ß√Ķes de retirada das resid√™ncias representam o maior n√ļmero de chamados: 160. Os agentes atuaram, ainda, em 23 epis√≥dios de dano a telhados e 58 vistorias por risco de desabamento, ou deslizamento.

Doa√ß√Ķes - A popula√ß√£o pode contribuir com doa√ß√Ķes para as pessoas que tiveram preju√≠zos decorrentes da chuva. Al√©m do dep√≥sito da Defesa Civil, na rua La Plata, 693, os itens podem ser entregues na Associa√ß√£o M√©dica do Rio Grande do Sul (Amrigs), na avenida Ipiranga, 5.311, das 9h √†s 18h, e no Audit√≥rio Ara√ļjo Vianna, quando o espa√ßo estiver aberto para shows.

Gr√™mio e Internacional tamb√©m participam da corrente de solidariedade. As entregas na Arena do Gr√™mio podem ser feitas das 9h √†s 18h, pelo port√£o 6. No CT Cristal, na avenida Di√°rio de Not√≠cias, 915, em frente ao Barra Shopping, das 9h √†s 18h; no Est√°dio Ol√≠mpico, no Largo Patrono Fernando Kroeff, 1, das 9h √†s 18h, e no CFT H√©lio Dourado, na Estrada Municipal Conde, 8.500, em Eldorado do Sul, das 9h √†s 17h, de segunda √† sexta-feira. O Internacional est√° em parceria com o Banco de Alimentos da Fiergs e as doa√ß√Ķes podem ser entregues das 8h √†s 18h no Gigantinho.

As doa√ß√Ķes tamb√©m podem ser entregues no Shopping Iguatemi (avenida Jo√£o Wallig, 180), no Concierge, localizado no 2¬įpiso, acesso A, de segunda-feira a s√°bado, das 10h √†s 22h, domingos e feriados das 11h √†s 20h.

Neste momento, as prioridades s√£o itens de cama (colch√Ķes e len√ß√≥is de solteiro, fronhas), produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higi√™nico, shampoo, toalhas de banho), √°gua, copos pl√°sticos e pacotes de ra√ß√£o para c√£es e gatos.

Comportas - O Departamento Municipal de √Āgua e Esgotos (Dmae) fechou seis das oito comportas do Cais Mau√° durante a manh√£. O √≥rg√£o atua para interromper o acesso tamb√©m aos port√Ķes 1 e 2, localizados entre o Gas√īmetro e Embarcadero. O Ex√©rcito auxilia na coloca√ß√£o de sacos de areia para refor√ßo da prote√ß√£o.

Avenida Ipiranga - A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura vistoriou todas as pontes da avenida Ipiranga. Segundo os t√©cnicos da pasta, a via n√£o apresenta nenhum problema al√©m do talude - que cedeu em tr√™s pontos nos √ļltimos dias, motivando altera√ß√Ķes no tr√Ęnsito do sentido Centro/bairro.

Mobilidade - A Empresa P√ļblica de Transporte e Circula√ß√£o (EPTC) registra 48 ocorr√™ncias em aberto. Destas, 23 ocasionam o bloqueio total e nove o bloqueio parcial das vias. Outros 128 chamados foram encerrados pelo √≥rg√£o, que tamb√©m atua no traslado dos usu√°rios da Trensurb entre as esta√ß√Ķes Farrapos e Mercado.

Orla - A Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) interditou os decks e a passarela do trecho 1 da Orla do Guaíba.

Serviços Urbanos - A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb) teve 18 ocorrências de quedas de árvores relacionadas à chuva nesta quinta-feira. Destas, sete permanecem em atendimento pelas equipes da pasta.

Cultura ‚Äď Segundo a Secretaria Municipal da Cultura e Economia Criativa (SMCEC), diversas atividades foram canceladas devido √†s fortes chuvas. O Teatro Renascen√ßa e a Sala √Ālvaro Moreyra est√£o fechados. O Teatro de C√Ęmara T√ļlio Piva tamb√©m tem altera√ß√Ķes na programa√ß√£o.

Nível do Guaíba - Cais Mauá
Cota atual: 3,01 metros
Cota de Alerta: 2,50 metros
Cota de Inundação: 3 metros

Dados atualizados às 13h15 desta quinta-feira, 2.

Prefeitura antecipa entrega de caminhonetes para a√ß√Ķes em √°reas de alagamento
EPTC auxilia motoristas a recuperar placas perdidas no temporal
Chuva afeta servi√ßos de sa√ļde na Capital
Capital disponibiliza três abrigos temporários para acolher desabrigados pela chuva