Prefeitura fecha comportas do Cais Mauá e decreta situação de emergência

02/05/2024 08:44
Cesar Lopes / PMPA
DEFESA CIVIL
Prefeito Melo se reuniu com equipe na tarde desta quarta-feira no Ceic-POA

O prefeito Sebastião Melo determinou na noite de quarta-feira, 1º, o fechamento das comportas do Cais Mauá. A medida, definida em conjunto com os órgãos de pronta-resposta no Centro Integrado de Coordenação de Serviços (Ceic-POA), tem como base as previsões de elevação do nível do Guaíba nos próximos dias. O processo de fechamento das comportas se inicia às 8h desta quinta-feira, 2.

A aferição mais recente foi de 2,01 metros no Centro Histórico - onde a cota de alerta é de 2,5 metros, e de inundação é de 3 metros. A região das Ilhas, que será o foco das ações do município nas próximas horas, é consideravelmente mais baixa - apresentando cota de alerta em 2 metros, e de inundação na casa dos 2,2 metros. 

“Nossa solidariedade a todos os gaúchos que estão sendo atingidos por mais uma forte enchente. É um momento muito delicado. Estamos dando atenção a todas as regiões da cidade, em especial às Ilhas, que deve ser muito impactada pela cheia que se avizinha” Prefeito Sebastião Melo.

Defesa Civil e Procuradoria-Geral do Município (PGM) vão editar um decreto de situação de emergência de nível 2. O instrumento permite que o Executivo solicite e receba recursos, de forma facilitada, das esferas estadual e federal - além de autorizar o município a mobilizar todos os órgãos nas ações necessárias.

“É de suma importância que as pessoas compreendam que devem buscar um lugar seguro - seja a casa de familiares, ou as estruturas da prefeitura. Já as famílias que estão longe das áreas de risco devem priorizar ficar nas suas residências”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior.

Acolhimento - A Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que já tem 29 pessoas abrigadas temporariamente no bairro Restinga, conta também com uma estrutura pronta para uso no bairro Ponta Grossa. O órgão trabalha na definição de um terceiro espaço de acolhimento para a população impactada pelas chuvas.

A Defesa Civil Municipal manterá um posto de comando no bairro Arquipélago. A estrutura será instalada próxima à colônia de pescadores Z5, onde dois ônibus da Carris permanecerão de prontidão para realizar o traslado das famílias em necessidade de acolhimento.

Causa Animal - O Gabinete da Causa Animal (GCA) trabalha para ampliar o número de vagas contratadas emergencialmente pela prefeitura em abrigos.

Educação - Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Smed), as aulas na rede municipal estão canceladas nesta quinta-feira, 2. As escolas manterão regime de plantão para informações e acolhimento de quem necessitar.

Mobilidade e Serviços Urbanos - As equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos seguem mobilizadas nas ruas, 24 horas, com o objetivo de reduzir os transtornos causados pelo evento climático à população.

Doações - A população pode contribuir com doações de itens de cama (colchões e lençóis de solteiro, fronhas), produtos de higiene e limpeza (sabonetes, escova e pasta de dente, papel higiênico, shampoo, toalhas de banho) água, copos plásticos e ração para cães e gatos.

O ponto de coleta é o depósito da Defesa Civil Municipal, localizado na rua La Plata, 693. Os itens serão recebidos entre a quinta-feira, 2, e sexta, 3, das 9h às 12h e entre 13h30 e 18h.

Leia mais:
Prefeitura mantém equipes mobilizadas no atendimento às ocorrências da chuva 
Prefeitura reforça ações de orientação nas áreas de risco para deslizamento
Equipes da prefeitura estão nas ruas para atendimento de ocorrências devido à chuva
Defesa Civil alerta para possibilidade de grandes acumulados de chuva nos próximos dias

Aristoteles Junior

Fabiana Kloeckner