Defesa Civil alerta para possibilidade de grandes acumulados de chuva nos próximos dias

29/04/2024 21:26

A Defesa Civil Municipal emite um alerta preventivo diante da possibilidade de grandes acumulados de chuva - superior a 60 milímetros por hora ou acima de 100 milímetros por dia -, que podem ocasionar alagamentos, transbordamentos de rios e arroios e deslizamentos de encostas. O evento meteorológico é previsto para ocorrer entre esta segunda-feira, 29, e a noite de quinta-feira, 2.

As informa√ß√Ķes s√£o do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que monitora as condi√ß√Ķes clim√°ticas. A Comiss√£o Permanente de Atua√ß√£o em Emerg√™ncia (Copae), composta por diversos √≥rg√£os municipais e estaduais, acompanha as atualiza√ß√Ķes da previs√£o do tempo e mant√©m equipes prontas para prestar assist√™ncia √† popula√ß√£o.

A Defesa Civil orienta que a popula√ß√£o¬†observe as altera√ß√Ķes nas encostas, no caso de habitar im√≥veis em √°reas de risco sujeitas a deslizamentos e¬†busque¬†aux√≠lio e abrigo tempor√°rio junto a parentes ou amigos. Al√©m disso,¬†n√£o se deve transitar em locais sujeitos a alagamentos e deslizamentos durante o per√≠odo do alerta, n√£o enfrentar o mau tempo, manter-se¬†afastado¬†de postes, √°rvores e placas de sinaliza√ß√£o e publicit√°rias e n√£o entrar¬†em alagamentos.

Em caso de d√ļvidas e emerg√™ncias, ligar¬†para a Defesa Civil (199) ou Corpo de Bombeiros (193).

B√°rbara Barbieri

Lissandra Mendonça