Autorizada contratação temporária de pessoal para serviços do Dmae

22/06/2020 18:21
Jefferson Bernardes/PMPA
DMAE
Projeto de lei foi encaminhado pelo Executivo com objetivo de garantir serviços durante a pandemia

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) foi autorizado pelo Legislativo a contratar 40 técnicos em tratamento de água e esgotos, um fresador, dois operadores de máquinas especiais, cinco soldadores industriais e um técnico industrial, em caráter temporário, por prazo de 120 dias, que pode ser prorrogado. O projeto de lei do Executivo (PLE) 009/20, contendo esta proposta, foi discutido e aprovado por unanimidade na sessão virtual da Câmara Municipal desta segunda-feira, 22. Foram 34 votos favoráveis e nenhum contrário.

“O Dmae tem as competências de tratar e distribuir água, bem como coletar e tratar os esgotos sanitários da cidade e, neste momento de pandemia, é necessário esse reforço para que as estações continuem operando e atendendo a população" - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

Grupo de risco - Marchezan lembrou que 23 servidores que atuam diretamente nas atividades funcionais das gerências de Tratamento de Água e  de Tratamento de Esgoto pertencem ao grupo de risco de Covid-19 por terem 60 anos ou mais. Outros quatro chegarão aos 60 anos em julho. Do quadro total do Dmae, 14% dos servidores estão acima dos 60 anos. 

“Esse projeto de lei é um pedido de autorização para que possamos contratar servidores temporários, a fim de garantir a continuidade da prestação dos serviços do Dmae durante a pandemia, visto que existe um número expressivo de servidores com idade entre 50 e 59 anos, propensos a afastamentos”, enfatiza o diretor-geral do Departamento, Darcy Nunes dos Santos. 

O contingente de contratações definido no projeto evita dificuldades para manutenção das unidades operacionais e elimina o risco de falta de funcionamento das estações de tratamento de água e esgoto. O PLE irá agora para a Diretoria Legislativa, ainda na Câmara Municipal, para redação final. Ao ser encaminhado ao Executivo, o prefeito terá 15 dias para sancioná-lo.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.
Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

  

 

Paulo Fontoura

Rui Felten