Bônus-moradia: 41 famílias recebem escrituras e Demhab supera 500 benefícios entregues desde 2021
Quarenta e uma famílias foram contempladas com bônus-moradia na tarde desta quarta-feira, 5, em ato realizado no auditório do Centro Administrativo Municipal e que contou com a presença do prefeito Sebastião Melo e do diretor-geral do Departamento Municipal de Habitação (Demhab), André Machado. A soma de benefícios entregues em Porto Alegre desde 2021 é de 511 nas mais diversas áreas da cidade, como Vila dos Herdeiros, avenida Tronco, Jardim Protásio Alves, Ilha do Pavão, Vila Liberdade, Casas Ecológicas, Vila Pedreira, Túnel Verde, Marco Zero, Jardim Protásio Alves, Dique (Passo das Pedras), Beco Itapuã (Vila Santana) e Acesso 6.
Melo destacou a importância de uma cidade ter moradia digna para todos.
"Tivemos a enchente e uma demanda de milhares de pessoas esperando por moradias a serem pagas pelo governo federal, pois não temos dinheiro para todas elas. Temos dinheiro para comprar habitação para estas e outras 500 famílias nos últimos quatro anos, algo que nos orgulha muito nessa gestão" - Prefeito Sebastião Melo.
“A importância de chegarmos à marca de 500 bônus pagos é especial para nossa gestão que trabalha desde o primeiro dia para atender a quem mais precisa. É como se tivéssemos entregue condomínios habitacionais comtemplando mais de 500 famílias com moradias própria,” ressaltou o diretor do Demhab, André Machado.
Reajuste no valor - Desde 2021, o valor foi reajustado três vezes, o que significa um aumento total de 62,22%. Atualmente, é R$ 127.980,92. O imóvel adquirido com o bônus-moradia só poderá ser vendido a terceiros após cinco anos de escrituração, para garantia da finalidade do bem recebido, ou seja, para domicílio.
Com o bônus, os beneficiários saem de uma situação de informalidade para se tornarem proprietários de imóveis regulares. A prefeitura também arca com o pagamento das despesas de impostos de transmissão, custas com escrituras e registros no Cartório de Registro de Imóveis.
Gilmar Martins