Campanha já arrecadou 6,5 mil brinquedos
A Campanha do Brinquedo 2019 da Prefeitura de Porto Alegre - "Tudo Vira Brinquedo - Fazendo juntos uma infância mais feliz" já arrecadou 6,5 mil doações até o final da tarde dessa quarta-feira, 9. Como as doações não param de chegar diariamente e para atender um número ainda maior de crianças, a ação será prorrogada até o Natal.
A distribuição de dois mil brinquedos começou nesta quarta-feira. As instituições Associação Beneficente Francisco de Assis, Associação de Educação Infantil Eremi, Centro de Umbanda Oxum Xangô e Fraternidade Ogun e Instituto Estadual Paulo da Gama foram as primeiras a receber as doações. As entregas seguem nos próximos dias.
Segundo o secretário municipal de Comunicação, Orestes de Andrade Jr., o sucesso da campanha se deve, principalmente, ao engajamento da sociedade, apoio da imprensa e aumento do número de parceiros. “A campanha já deu certo. A mobilização e o trabalho da primeira-dama Tainá Vidal e da secretária Comandante Nádia estão sendo fundamentais, assim como o apoio da imprensa e de dezenas de parceiros”, comemora o secretário.
Orestes de Andrade Jr explica que a iniciativa para beneficiar crianças ligadas a instituições vinculadas à área social do Município é uma continuação da Campanha do Agasalho, que bateu recorde de doações. Foram 350.701 peças arrecadadas, 80,7 mil a mais que a meta de 270 mil. Além de atender pessoas que mais precisam de assistência no inverno, a campanha chamou a atenção de quem passava em frente ao Paço Municipal, no Centro Histórico, com uma piscina gigante de bolinhas que representava o número de peças doadas.
Agora, para o Mês das Crianças, a estrutura, montada pela Melnick Even, convida a população a seguir ajudando os pequenos carentes e estimula o resgate das brincadeiras lúdicas. Com a parceria da empresa CTZ. Soluções, foi instalada uma lona com o slogan da campanha. “Criamos esta iniciativa para despertar a criatividade e a autoestima das nossas crianças”, afirma a primeira-dama, Tainá Vidal, que participa ativamente das ações em prol da campanha.
Oficinas - O resgate das brincadeiras de rua, o manuseio de materiais e o uso da criatividade para fazer seus próprios brinquedos estão sendo estimulados em oficinas com os alunos da rede municipal. As bolinhas que coloriram a piscina gigante no inverno foram retiradas e agora estão sendo transformadas em outros brinquedos. A escola Pequena da Casa da Criança já teve a sua atividade e nesta quinta-feira, 10, é a vez da José Mariano Beck. “As bolinhas, doadas por empresas irão para escolas e creches para ajudar no desenvolvimento das crianças”, afirma a secretária municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, Comandante Nádia.
Eventos - O envolvimento da sociedade está sendo fundamental para estimular a arrecadação de brinquedos. Entre as iniciativas que já ocorreram estão o Dia B do Brinquedo, Gre-Nal feminino, Tarde Solidária no Hotel Plaza São Rafael e o Dia De Brincar - Dê um Presente para o Futuro, realizado pela prefeitura e o projeto POA Solidária, com mais 42 parceiros, no prédio do Nau Live Spaces, no 4º Distrito.
E as ações voluntárias não param por aí. Nos dias 13 e 20 de outubro, os torcedores que forem ao Beira Rio poderão levar sua doação e trocar por um cupom para concorrer a vários itens doados pelos jogadores do Internacional. Os dois pontos de coleta são no Gigantinho, ao lado das bilheterias, e no segundo piso do Edifício Garagem, na entrada da passarela. As doações podem ser entregues das 12h até o início da partida.
Pontos de coleta - Os brinquedos poderão ser entregues na prefeitura e em secretarias e órgãos municipais. Serão recebidos também na Carris, lojas Calçados Bibi, colégios Pastor Dohms e La Salle, Departamento Municipal de Habitação (Demhab), Federação Israelita do RS e no Hotel Plaza São Rafael. A campanha é coordenada pelo Gabinete do Prefeito e pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte, com apoio do Gabinete de Comunicação Social (GCS).
Serão beneficiadas entidades cadastradas pela Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), brinquedotecas de creches, casas-lares, escolas municipais e entidades cadastradas pelo e-mail campanhadobrinquedo2019@portoalegre.rs.gov.br. Atualmente, 800 crianças nos abrigos residenciais e casas-lares são atendidas diretamente pela Fasc.
Fabiana Kloeckner