Executivo

Marchezan participa do plantio georreferenciado de árvores na Voluntários da Pátria

15/07/2020 11:34
Anselmo Cunha / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito deu a largada na primeira fase de projeto inédito na Capital

O prefeito Nelson Marchezan Júnior plantou, no início da manhã desta quarta-feira, 15, um exemplar da corticeira-da-serra (Erythrina falcata - nativa do Rio Grande do Sul), das 16 mudas que serão implantadas na rua Voluntários da Pátria, próximo ao Viaduto da Conceição. A ação deu início ao projeto inédito de plantio georreferenciado na Capital.

Até o final do ano, a cidade deve contar com mais 1.865 mudas de árvores: 715 em vias públicas carentes de arborização e 1.150 para recompor Áreas de Preservação Permanente (850 no trecho 3 da Orla do Guaíba e outras 300 na Praça Jornalista Orlando Loureiro). Um mapa com a localização, espécie e data de implantação de cada muda está sendo desenvolvido pela Procempa e será disponibilizado no site da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) para acesso público.

“Estamos ampliando a arborização da cidade com a reposição contínua e planejada, utilizando recursos tecnológicos para acompanhar o desenvolvimento das mudas plantadas e contamos com o engajamento da população no cuidado e preservação”, observa o prefeito. Marchezan destaca que o trabalho é baseado em resultados de estudos técnicos.

“Esta é a primeira vez que Porto Alegre georreferencia mudas e conta com os serviços de uma empresa especializada para plantar e acompanhar a evolução das árvores. Vamos analisar todos os pontos desta contratação e buscar os aperfeiçoamentos necessários para as próximas, a fim de qualificarmos e seguir ampliando a arborização da cidade” - Prefeito Nelson Marchezan Júnior.

A execução desta primeira fase de plantios está orçada em R$ 748 mil e será feita pela empresa Engemaia Cia. Ltda., vencedora de processo licitatório realizado pela prefeitura. O secretário municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Germano Bremm, destaca que o contrato também prevê a criação de cinco vagas sustentáveis, até o final do ano.

“No Centro Histórico, local carente de arborização e com pouco espaço na calçada, vamos implantar uma micro área verde em vagas de estacionamento, com o plantio de mudas de árvores e aumento da área permeável. Serão pequenos refúgios, que têm entre os benefícios o combate à poluição do ar e das ilhas de calor.”

Bremm destaca, ainda, que parte dos plantios previsto para este ano contemplam demandas da população, feitas pelo 156. “Por meio deste canal, o cidadão pode solicitar novos plantios, que passarão pela análise da equipe técnica quanto à viabilidade e poderão ser contemplados em fases posteriores de implantação arbórea.”

Guardiões das árvores - Além do acompanhamento dos plantios pela equipe técnica da Smams, o porto-alegrense pode se voluntariar para ajudar a proteger as mudas. Os interessados em se tornar “guardiões das árvores” receberão, por e-mail, um guia de como cuidar das mudas e terão canal direto com a equipe de planejamento arbóreo, para avisar sobre problemas com os plantios. A Unidade de Educação Ambiental já está percorrendo locais que receberão os plantios para buscar voluntários, distribuir folhetos e informar sobre as espécies de árvores que serão implantadas.

Mais sobre os plantios - As calçadas que receberão plantios primeiro têm as áreas do futuro canteiro marcadas com tinta e desenho em stencil. As marcações dos técnicos de planejamento arbóreo orientam as equipes de execução dos plantios, ao mesmo tempo em que comunicam aos moradores que o local receberá uma miniárea verde. Os canteiros têm tamanho técnico adequado ao porte das árvores, e ajudam a absorver água da chuva.

Também participaram do evento o diretor técnico da Engemaia, Pedro Henrique Maia e Silva, que esteve acompanhado pelo engenheiro agrônomo Ruben Collares; a chefe da Equipe de Planejamento e Implantação da Artborização Urbana da SMAMs, Verônica Riffel, além dos engenheiros da Secretaria: Matheus Laurent e Tiago Salomoni, e do geógrafo da pasta, Estevam Borba.

Clique aqui para saber mais sobre o novo modelo de plantio e as vias que serão contempladas na primeira fase do projeto.

 

 

Cibele Carneiro e Paulo Ricardo Fontoura

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes