Melo vistoria Viaduto Otávio Rocha e reforça parceria para revitalização

16/02/2021 16:24
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Prefeitura autorizou a utilização temporária e sem custos de sete lojas que estão vazias

O prefeito Sebastião Melo vistoriou na tarde desta terça-feira, 16, o Viaduto Otávio Rocha, no Centro de Porto Alegre. Acompanhado do vice-prefeito Ricardo Gomes e um grupo de secretários, conversou com comerciantes e parceiros sobre o projeto de revitalização, elaborado pelo arquiteto Alan Cristian Tabile Furlan. Melo também autorizou a utilização temporária de sete espaços vazios sem custos, desde que os comerciantes ajudem na preservação do local.

 

“O Centro é a alma da cidade e recuperar este viaduto é recuperar parte desta alma. Esta vistoria traduz a nossa intenção de unir moradores e sociedade para buscarmos os recursos necessários para revitalizarmos o espaço”, - Prefeito Sebastião Melo.

 

Hoje, o Viaduto Otávio Rocha conta com 32 espaços, mas sete deles estão vagos. Depois de discutir com entidades responsáveis pela conservação da área, o prefeito autorizou a reutilização, temporária, destas lojas, sem custos. “As lojas desocupadas poderão ser usadas, sem custos, até colocarmos em prática o projeto de revitalização. A única contrapartida será cuidar do espaço e dar vida ao Viaduto Otávio Rocha”, afirmou.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes do Viaduto Otávio Rocha, Adacir José Flores, a vistoria deu novo ânimo aos permissionários, que buscam parceiros para reformas. “Desde vereador, o Melo sabe da importância do viaduto para a cidade. Hoje, ao convocar o poder público, que se comprometeu em reformar o espaço, a nossa parceria foi reforçada”, disse Flores.

 

Melhorias -  A obra está orçada em cerca de R$ 16 milhões, mas o valor vem sendo revisto. Entre os serviços a serem executados estão solução dos problemas de infiltração, novo revestimento e pintura, restauração das escadarias e dos banheiros, além de instalação de iluminação com lâmpadas de LED e piso acessível. Também será criado um memorial sobre o monumento, entregue à cidade em 1932 e tombado como Patrimônio Histórico do Município em 1988.

Acompanham a vistoria os secretários municipais de Planejamento e Assuntos Estratégicos, Cezar Schirmer; Parcerias, Ana Pellini; Serviços Urbanos, Marcos Felipe Garcia; Obras e Infraestrutura, Pablo Mendes Ribeiro; Governança Local e Coordenação Política, Cassio Trogildo.

 

Lucas Rivas

Elisandra Borba

Acompanhe a prefeitura nas redes