Parceria solidária: Melo vistoria montagem do hospital de campanha na Restinga

13/03/2021 18:22
Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Prefeito destacou a atuação em conjunto com diferentes parceiros para salvar vidas

O prefeito Sebastião Melo e a primeira-dama Valéria Leopoldino acompanharam de perto neste sábado, 13, os trabalhos de instalação do hospital de campanha na área externa do Hospital da Restinga, no Extremo Sul da cidade. A operação é resultado de uma parceria solidária entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Exército Brasileiro e o Hospital da Restinga. A unidade entrará em operação nesta terça-feira, 16. 

Mateus Raugust / PMPA
EXECUTIVO
Unidade entrará em operação nesta terça-feira

A vistoria ainda contou com a presença do secretário Municipal de Saúde, Mauro Sparta, do vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e do comandante Militar do Sul, general Valério Stumpf. Após examinar as novas instalações, Melo enalteceu a parceria firmada com o Exército para auxiliar no enfrentamento da pandemia.

“Estamos atuando em conjunto com diferentes parceiros para salvar vidas. A ação do Exército é fundamental para fortalecer a nossa rede de solidariedade, para venceremos a pandemia. Nós vamos caminhar junto com o Exército para combater o coronavírus” - Prefeito Sebastião Melo.

Em nome do governo estadual, Ranolfo Vieira Júnior também destacou a chegada do hospital de campanha em Porto Alegre. “Neste momento excepcional da pandemia, esta parceria entre prefeitura, Estado e Exército é fundamental para ultrapassarmos este momento difícil”, afirmou o vice-governador.

Ao todo, o hospital de campanha contará com oito leitos de terapia intensiva (UTI) e 12 de enfermaria, com possibilidade de chegar a 20 de UTI. “Esta parceria marca e concretiza a atuação do Exército no Sul para enfrentarmos a pandemia. Estamos juntos ajudando a população a superar o coronavírus”, ampliou o general Stumpf.

No local, de acordo com informação da diretora de Atenção Primária à Saúde da SMS, Luciane Beiró, vão trabalhar quatro médicos intensivistas e uma equipe de enfermagem de 40 profissionais, sendo dez por turno (à noite, serão duas turmas). Segurança e logística ficarão a cargo do Exército. Os profissionais estarão vinculados ao Hospital da Restinga, e os equipamentos serão destinados pela SMS e o Exército. 

Também estiveram presentes o diretor-geral do Hospital da Restinga, Paulo Scolari, além do diretor da Associação Hospitalar Vila Nova, Dirceu Dal'Molin, e do secretário Municipal da Segurança, Mario Ikeda, deputado estadual Luciano Zucco e vereadoras Cláudia Araújo e Nádia Gerhard.

  

 

Lucas Rivas

Andrea Brasil