Prefeito reúne secretários para avaliar impactos do coronavírus

19/03/2020 08:42
Anselmo Cunha / PMPA
EXECUTIVO
Marchezan coordenou o encontro na tarde desta quarta-feira

O prefeito Nelson Marchezan Júnior reuniu todos os secretários da gestão municipal na tarde desta quarta-feira, 18, para analisar a evolução da pandemia do coronavírus em Porto Alegre. Durante o encontro, o chefe do Executivo Municipal reafirmou as medidas previstas em oito decretos publicados em dois dias para reduzir o potencial de contágios na Capital. Além disso, alinhou as ações necessárias para que a maior parte dos funcionários da prefeitura - entre aqueles que não desempenham serviços essenciais à população - tenham condições de trabalhar em casa, sem prejuízo para o andamento de suas tarefas e atribuições. Ele reafirmou que os serviços essenciais para o Município continuarão sem interrupções e reiterou que o impacto da crise será severo.

“O fato é que teremos estragos com o coronavírus. Agora, é o momento de tomarmos as medidas necessárias para minimizá-los. Se não agirmos com firmeza, serão desproporcionais em relação à capacidade de atendimento da máquina pública, especialmente na área da saúde, onde não haverá leitos de UTI suficientes para dar conta da demanda. Por isso, nas próximas horas, nós certamente vamos avançar ainda mais nas restrições”, explica Marchezan.
 
Trabalho remoto - Durante a reunião, Marchezan avaliou um plano de ação da Companhia de Processamento de Dados de Porto Alegre (Procempa) para permitir que os funcionários da Prefeitura trabalhem em casa. As equipes que atendem o público externo, por exemplo, poderão habilitar a função “Siga-me” dos telefones para direcionar as chamadas a números residenciais ou celulares. Já a comunicação interna poderá ser concentrada no Whatsapp ou, ainda, no Rocket Chat , um portal de conversação por escrito que dispensa o uso de celular - e mantém os dados armazenados em um ambiente seguro, 100% controlado pelo Município. Para reuniões, a alternativa recomendada é o Google Hangouts. “Já estamos preparando um vídeo tutorial para mostrar aos servidores como utilizar essas ferramentas”, afirma o diretor-técnico da Procempa, Alexandre Horn. 
 
Muitos servidores utilizam softwares e sistemas que só estão disponíveis nos computadores da Prefeitura. Para estes, serão disponibilizados até 1.200 pontos de acesso remoto via rede virtual privada (VPN, na sigla em inglês). A tecnologia permite manusear o computador à distância, por meio de um notebook ou PC pessoal. Além disso, para o armazenamento de arquivos, a Procempa disponibilizará um sistema de disco virtual, acessível via internet. 
 
“A partir de agora, tudo é tecnologia. As pessoas precisam ter consciência de que trabalhar em casa não é um privilégio, e sim uma circunstância que nos foi imposta por essa pandemia. É a nossa forma de continuar fazendo a nossa parte para que a cidade funcione”, afirma o prefeito.
 
Impacto econômico - Para o secretário municipal de Fazenda, Leonardo Busatto, o coronavírus deve impactar não só a economia, mas também o equilíbrio das contas públicas. “Estamos diante da maior crise de arrecadação da história. Não só no município, mas no Brasil e em todo o mundo”, diz Busatto. Nas estimativas dele, o impacto sobre a arrecadação pode chegar a 30% em 2020, revertendo a tendência de redução no déficit público municipal.

 
Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Andreas Müller

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes