Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Executivo

Prefeitura amplia monitoramento de infectados por coronavírus

31/03/2020 16:37

A partir desta terça-feira, 31, hospitais e laboratórios públicos e privados deverão informar à prefeitura o número de pessoas com testagem positiva e pacientes internados por Covid-19 (novo coronavírus). O comunicado será feito diariamente até às 10h. Dados como tipo de leito e desfecho de cada caso também estarão no boletim.

A determinação está no decreto 20.532, assinado pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior e publicado na edição extra do Diário Oficial do Município (Dopa) na noite desta segunda-feira, 30.

“As informações compartilhadas com o Poder Público, que seguirão mantidas em sigilo, serão utilizadas para adaptar, cada vez com mais precisão, as ações e políticas de controle do surto epidêmico”, diz o prefeito.  As medidas na Capital gaúcha vêm sendo atualizadas de acordo com a progressão do comportamento epidemiológico, dia após dia. Porto Alegre tem, nesta terça-feira, 162 casos confirmados da doença. 

Os hospitais deverão encaminhar também um relatório semanal com informações sobre estoque, consumo e programação de compras de uma série de equipamentos de proteção individual para atendimento dos casos suspeitos ou confirmados para Covid-19. Entre eles, estão máscaras, macacões, óculos e toucas de proteção que são utilizadas pelos profissionais de saúde, além de gel antisséptico para mãos. A prefeitura prepara uma plataforma eletrônica específica para monitorar o estoque desses materiais com o objetivo de dar suporte e manter subsidiada toda a rede hospitalar de Porto Alegre. 

As medidas do decreto valem para todos laboratórios e hospitais que realizam os testes para Covid-19 na Capital, entre públicos e privados. Dos hospitais filantrópicos de Porto Alegre, 16 oferecem atendimento pelo SUS.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

 

 


 

 

Vanessa Sampaio

Fabiana Kloeckner

Acompanhe a prefeitura nas redes