Prefeitura dá ordem de início para revitalização do viveiro municipal

22/12/2021 10:33
Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Melo afirmou que a cidade precisa de uma estratégia para plantio qualificado de flores e árvores

O prefeito Sebastião Melo assinou nesta quarta-feira, 22, a ordem de início das obras de recuperação da estrutura do viveiro municipal. O ato ocorreu no local, na Lomba do Pinheiro. A reforma se dará através de um Termo de Alienação de Solo Criado por contrapartida (TASCC), em que a empresa, ao invés de pagar pelo excedente de potencial construtivo, realizará obras em benefício à sociedade. A construtora Melnick será responsável pela obra, no valor de R$ 2,7 milhões, em contrapartida por um empreendimento localizado na avenida Nilo Peçanha. As obras devem estar prontas no final do primeiro semestre do ano que vem.

"Nós temos que primaverar Porto Alegre. A cidade precisa de uma estratégia de plantio qualificado de flores e árvores. E agora vamos avançar graças à parceria com a iniciativa privada, tanto na obra de recuperação como na futura produção do viveiro e no plantio. A parcerização é o caminho para inovar e conseguirmos entregar transformações simbólicas como a nova estrutura aqui na Lomba do Pinheiro” - Prefeito Sebastião Melo.

O viveiro municipal localiza-se dentro do Parque Natural Municipal Saint’Hilaire, com acesso pela Lomba do Pinheiro, e ocupa uma área total de 3,5 hectares, sendo 2,5 hectares de produção.

Mateus Raugust/PMPA
EXECUTIVO
Obra, no valor de R$ 2,7 milhões, será feita em contrapartida por um empreendimento na Nilo Peçanha

Obras - Está prevista a recuperação das estruturas físicas do viveiro - estruturas de apoio e de produção. Passarão por reforma a administração, a capatazia, a estufa de alvenaria e a estufa de germinação. O galpão de ferramentas e equipamentos, o depósito e expedição, seis estufas de produção de mudas e duas áreas de rustificação, espaço para preparar as mudas para as condições ambientais da rua, serão revitalizados, já que os existentes estão comprometidos.

“Na semana em que a primeira Secretaria Municipal do Meio Ambiente completa 45 anos, dar a ordem de início da recuperação do viveiro é um ato simbólico. É uma vitória para a cidade, esperada há muito tempo”, destacou o secretário municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm.

A produção de mudas acontecerá em diversas etapas de desenvolvimento, inicialmente na estufa de germinação, que receberá nova cobertura, seguindo para as novas estufas, constituídas por piso de concreto e estrutura metálica para fixação de sombrite (tela de sombreamento). Para a conclusão do desenvolvimento, as mudas arbóreas e ornamentais serão transferidas para as novas zonas de rustificação, que receberão piso de concreto para facilitar a manutenção e o controle de ervas daninhas.

Como estrutura de apoio, o prédio da administração terá escritório, copa, sanitários acessíveis e sala multiuso, principalmente para eventos de educação ambiental, espaço para informar e chamar a atenção da população para a importância da valorização da flora local. A capatazia abrigará adequadamente os funcionários, contendo vestiários, cozinha e refeitório, área de convivência e espaço para descanso. Ainda como apoio, haverá o galpão de ferramentas e equipamentos e prédio para depósito de insumos e expedição das mudas aptas para o plantio.

Mudas novas - Após a reforma do espaço, a prefeitura contratará serviços especializados e continuados para a arborização: produção de mudas de espécies nativas do Estado e autóctones de Porto Alegre, plantio em vias, praças, parques e áreas de preservação permanente e manutenção pós-plantio das árvores por um período médio de cinco anos.

“Esses serviços compõem o chamado ciclo jovem da arborização urbana que se inicia com a produção da muda, passa pelo plantio e é concluído com a árvore jovem consolidada”, explica a coordenadora de Arborização Urbana da Smamus, Verônica Riffel.

O ciclo maduro, que se inicia com os serviços de poda, supressão e retirada dos tocos, da árvore madura, segue sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Smsurb). “Os programas de manejo de arborização urbana mais avançados revelam a necessidade da divisão da prestação de serviços em dois ciclos: o primeiro ciclo ou ciclo jovem e o segundo ciclo ou ciclo maduro da arborização urbana. Porto Alegre tem uma massiva arborização urbana, entretanto necessita dar um passo adiante aperfeiçoando-a e transformando-a em serviço público prioritário”, defende o diretor de áreas verdes da Smamus, Alex Souza.

 

Carla Bisol

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes