STU transforma Porto Alegre na capital brasileira do skate

19/03/2023 20:11
Giulian Serafim/ PMPA
Esporte
Evento reuniu 50 mil pessoas em pista de skate na Orla do Guaíba

seloA etapa Porto Alegre do STU National terminou neste domingo, 19, colocando a capital gaúcha definitivamente no mapa do skate brasileiro. Em três dias de competições, mais de 100 atletas competiram no Skate Park da Orla, que recebeu um público de 50 mil pessoas, conforme estimativa da plataforma STU.

Os vencedores foram conhecidos ainda no domingo, e a cerimônia de premiação ocorreu na sequência, com a presença dos atletas, do prefeito Sebastião Melo, e da secretária de Esportes, Lazer e Juventude, Débora Garcia. Abaixo a relação dos vencedores.

“O STU consolida Porto Alegre como a cidade do skate. Já temos a maior pista da América Latina, um fator importante. O skate é um esporte que atrai a juventude, e o esporte tem o poder de transformar a vida das pessoas. A beleza natural da orla, junto ao Guaíba, foi um elemento que levou a esse sucesso. E o STU não aconteceu apenas na orla, aconteceu na Restinga, no IAPI” – Prefeito Sebastião Melo.

Conforme o prefeito, um dos desafios é ampliar a capacidade de público. “Tivemos limitação de espaço. Muita gente queria assistir e não conseguiu, então precisamos resolver este ponto para os próximos anos”, concluiu Melo.

“Foi um marco histórico esta edição do STU National, que consagrou Porto Alegre como a capital nacional do skate”, comemora a secretária de Esportes.

Segundo Débora, fica um legado que vai além do esporte. “Foi um evento de integração social que beneficiou outras pistas de skate de Porto Alegre, como a da Restinga e a do IAPI. Também foi importante a participação dos atletas do paraskate”, diz Débora.

Pistas revitalizadas – Em uma parceria inédita no Brasil, o STU National e a Prefeitura de Porto Alegre promoveram a revitalização de dois tradicionais palcos de manobras para os skatistas na Capital. A pista da Restinga recebeu reparos no piso e nas juntas de concretagem que apresentaram algum desgaste ou perda de material. Também foi refeita a pintura da superfície das rampas e obstáculos.

Na Zona Norte, a pista do IAPI passou por uma reforma geral na área de 4 mil metros quadrados. Além de substituição das pedras danificadas, parte da pista foi atualizada com a construção de novos obstáculos que remetem à prática do skate nas ruas, como um hidrante e a pintura de uma faixa de pedestres.

Projetos sociais – Crianças e adolescentes de três iniciativas que têm o skate como mote participaram do STU. Na sexta-feira, 17, estiveram no evento integrantes do Projeto Seja Livre Skate, do bairro Mário Quintana. No sábado, foi a vez de crianças do projeto Apampa Skate Life, da Restinga; no domingo, por sua vez, visitaram o STU os pequenos skatistas do Pé na Tábua, do bairro Bom Jesus. Em todos os dias, a Carris transportou as equipes.

Serviços – A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) levou 100 agentes de trânsito e transporte e 20 viaturas para garantir a segurança viária na região durante a realização do circuito de skate. Os servidores e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da EPTC monitoraram a circulação nas travessias de pedestres e nos acessos à orla, e também orientaram os pedestres e motoristas para minimizar os impactos no trânsito.

O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae) realizou ação de educação ambiental, oferecendo ecobags em troca de sacolas plásticas com os visitantes. O objetivo é reduzir a utilização do plástico que traz problemas para o meio ambiente. A ação faz parte da campanha Eu cuido do lixo. Eu cuido da água, inserida na iniciativa A gente vive. A gente cuida da prefeitura.

Também o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) reforçou a limpeza do Trecho 3 da Orla do Guaíba, com garis atuando no espaço durante a programação do STU National.

STU Porto Alegre – classificação final

Street Feminino
1 - Gabriela Mazetto
2 - Rayssa Leal
3 - Rafaela Murbach
4 - Ariadne Souza
5 - Pamela Rosa
6 - Carla Karolina
7 - Maria Almeida
8 - Maria Lucia Rocha

Park Feminino
1 - Sofia Godoy
2- Isadora Pacheco
3 - Yndiara Asp
4 - Victoria Bassi
5- Dora Varella
6 - Raicca Ventura
7 - Fernanda Tonissi
8 - Erica Leguizamon

Paraskate
1 - Felipe Nunes
2 - David Soares
3 - Vini Sardi
4 - Tony Alves
5 - Jota Ribeiro
6 - Italo Romano
7 - Ruan Felipe
8 - Leo Almeida
9 - Nando Araújo

Street masculino
1 - Sebastian Simoneto
2 - Eduardo Neves
3 - Carlos Ribeiro
4 - Lucas Rabelo
5 - Ismael Henrique
6 - Sergio Andre
7 - Vinicius Costa
8 - Matheus Teixeira

Park masculino
1 - Kalani Konig
2 - Augusto Akio
3 - Pedro Barros
4 - Gustavo Picaski
5 - Pedro Carvalho
6 - Matheus Mello
7 - Weslley Alves
8 - Luigi Cini

 

Leia mais

Último dia do STU National tem arquibancadas lotadas na Orla do Guaíba

STU National: Segundo dia teve medalhistas olímpicos na pista e famílias nas arquibancadas 

Presença feminina é destaque em competição nacional de skate

Inclusão social por meio do paraskate é uma das marcas do STU

Etapa do circuito de skate segue neste sábado com as semifinais

STU National reúne skatistas de todo o País em pista na Orla do Guaíba

Prefeitura e STU levam crianças e adolescentes de projetos sociais para competição de skate

Ativações do circuito de skate preparam terreno para o STU National em Porto Alegre

Pista de skate do IAPI marca parceria social do STU com Porto Alegre

Pista de skate da Restinga será entregue revitalizada nesta quarta-feira

Estrelas do skate brasileiro estarão em Porto Alegre para etapa de circuito nacional

 

Cristiano Vieira

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes