Vice-prefeito apresenta plano de reconstrução de Porto Alegre em missão nos Estados Unidos
O vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes, esteve em missão nos Estados Unidos na semana passada. Entre os objetivos estavam apresentar o programa de reconstrução da capital gaúcha, o Porto Alegre Forte, para órgãos públicos, universidades e empresários, além de articular empréstimos para obras emergenciais.
O primeiro encontro foi com representantes do Banco Mundial em Washington, DC. O foco foi o contrato de financiamento que inclui 24 milhões de euros (cerca de R$ 140 milhões) para investir em obras de saneamento e drenagem no Quarto Distrito. O projeto abrange a construção de uma nova casa de bombas e todo o sistema de tubulações e galerias necessário para seu funcionamento. O valor total do financiamento é de 162 milhões de euros (cerca de R$ 950 milhões). A proposta está em análise da Secretaria do Tesouro Nacional e deve seguir para aprovação do Senado.
"O encontro foi produtivo para explicar as necessidades e urgências de Porto Alegre e tratar da alocação dos investimentos. O Banco Mundial assegurou que está disposto a flexibilizar o escopo do empréstimo para atender mais necessidades decorrentes da calamidade do RS. Nossa expectativa é que, com esse investimento, consigamos duplicar a capacidade de drenagem da área hoje atendida pela casa de bombas 3 na região do Quarto Distrito”, explica Gomes.
O vice-prefeito apresentou também o projeto de retomada de Porto Alegre para o embaixador e cônsul-geral nos Estados Unidos, André Odenbreit. O diplomata propôs a realização de um encontro com empresas norte-americanas com atuação no Brasil para que a prefeitura apresente as necessidades de auxílio já publicizadas no programa RecomPOA.
Ricardo Gomes participou ainda de uma reunião com empresários brasileiros que já arrecadaram 400 toneladas de doações para o Rio Grande do Sul. Parte dessas doações ainda não foi despachada para o Brasil, por razões logísticas. A prefeitura atuará junto ao Governo do Estado e ao setor privado para facilitar essa remessa. A missão ainda abriu diálogo com a Florida Polythecnic University. A ideia é firmar um intercâmbio acadêmico e profissional para trocar experiências em respostas a desastres naturais, principalmente considerando a experiência da Flórida com grandes furacões.
A agenda internacional deve seguir nos próximos meses para captar investimentos e parcerias para a retomada de Porto Alegre.
Leia mais:
Demhab e Defesa Civil alinham atendimento às famílias atingidas pela enchente com governo federal
Escola infantil Cantinho Amigo retoma atividades em espaço no Colégio Militar
EPTC restitui 106 placas perdidas durante a enchente em Porto Alegre
Saúde atualiza dados sobre leptospirose em Porto Alegre
Economia de energia em prédios públicos contribui para atendimento emergencial na calamidade
Área Azul volta a operar nesta quarta-feira no Centro Histórico e na Orla do Guaíba
Quinze locais recebem força-tarefa de limpeza do DMLU nesta terça
Gilmar Martins