Concurso para procuradores tem provas prática e discursiva

22/01/2023 08:25
Alex Rocha/PMPA
PGM
Provas acontecem na PUCRS durante este domingo

Está sendo realizada durante este domingo, 22, a segunda etapa do concurso público 721, para o cargo de procurador municipal. O exame prático ocorre no turno da manhã, enquanto o exame discursivo na parte da tarde, ambos na PUCRS.

Foram convocados para a segunda fase os 400 primeiros candidatos aprovados na 1ª fase (a prova objetiva, aplicada em 16 de outubro), obedecida a ordem decrescente de pontuação e respeitados os percentuais de reserva de vagas para negros e pessoas com deficiência. 

A prova prática tem duração de 4h, e consiste na elaboração de uma peça jurídica, na forma de parecer, petição inicial, contestação, contrarrazões ou recurso, envolvendo todo o conteúdo do programa. A prova discursiva é composta por cinco questões, abordando as áreas de Direito Processual, Direito Civil, Tributário, Direito Constitucional, Administrativo, Direito Urbano-Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Processual Trabalhista, Direitos Difusos e Coletivos. O candidato terá seis horas para realizá-la. 

O concurso prevê cinco vagas de provimento efetivo, sendo uma reservada para pessoas negras e outra para pessoas com deficiência, bem como a formação de cadastro reserva. Além das provas deste domingo, o concurso prevê outras três etapas: sindicância de vida pregressa, prova oral e de títulos.

De acordo com a coordenadora do concurso, procuradora-geral adjunta Cristiane da Costa Nery, a expectativa é de que as próximas fases aconteçam ao longo do primeiro semestre deste ano.

Consulte  aqui ou no site da  Fundatec todas as informações sobre o concurso 721.

 

Andréa Back

Gilmar Martins