Títulos de propriedade são entregues no loteamento Sítio da Taquara

18/11/2025 13:47
Igor Alves Chaves / PGM
Entrega de matrículas
Mais de 80% do loteamento já está titulado

Moradores do loteamento Sítio da Taquara, no bairro Lomba do Pinheiro, receberam nesta terça, 18, os títulos de propriedade dos seus imóveis. Nesta etapa, foram entregues 26 matrículas. O ato, que contou com a presença da vice-prefeita Betina Worm, ocorreu no Espaço Cidadania da Lomba do Pinheiro.

A vice-prefeita comentou a relevância do ato. "É um trabalho de muitas mãos, e a Procuradoria-Geral do Município (PGM) tem trabalhado arduamente para vencer todas as barreiras burocráticas e legais, que não são poucas, para que isso aconteça, garantindo mais segurança jurídica e dignidade para 26 famílias", conclui.

O procedimento de regularização fundiária do loteamento começou em 2005, e integra o conjunto de iniciativas da Prefeitura voltadas à regularização fundiária urbana realizadas pelo Escritório de Regularização Fundiária da PGM (E-Reurb).

A história do Sítio da Taquara tem início na década de 1990, sobre os antigos campos de uma chácara. A área foi sendo ocupada pouco a pouco e, com o crescimento da comunidade, vieram também as  necessidades de implementação de infraestrutura: sistema viário, água, energia elétrica e demais direitos básicos. Atualmente, 84% do loteamento encontra-se titulado.

“A força dos moradores organizados encontrou eco na Procuradoria-Geral do Município, que passou a orientar tecnicamente o caminho da regularização. Esse processo marcou mais do que um avanço jurídico: tornou-se uma conquista simbólica e concreta do direito à moradia, assegurando segurança e pertencimento a quem há mais de três décadas constrói, cuida e ressignifica a cada canto do Sítio da Taquara”, afirma a diretora do E-reub, Simone Somensi.

Andréa Back

Tatiana Bandeira