Jovens do Projeto Pescar conhecem experiências de startups

29/07/2019 16:35
Mônica Bidese/Arquivo PROCEMPA PMPA
PROCEMPA
Bate-papo sobre empreendedorismo reuniu jovens durante seminário apoiado pela Procempa

Criar uma startup é ter propósitos bem definidos, fugir do tradicional e inovar em alguma área, afirmou Vinicius Dittgen, da startup Simbio, para uma plateia atenta de jovens entre 16 e 19 anos do Projeto Pescar Unidades Procempa, Banrisul e Comunidade Jurídica Trabalhista e ESA. O bate-papo foi nessa segunda-feira, 29, durante o Seminário de Empreendedorismo com as startups ligadas ao Poa.Hub, promovido com apoio da Procempa-Unidade Pescar.

Dittgen contou aos meninos e meninas a experiência no mercado de startups, um termo que está na moda e que virou o sonho de muita gente, tanto no Brasil quanto fora dele. Falou de como se reconheceu como empreendedor e os desafios e atitudes perante a família, o mercado e os amigos. “Esse tipo de bate-papo é fundamental para preparar os jovens para os novos modelos de organização econômica, como as startups”, ressalta.

Além de Dittgen, Mauro Amado, Jonas Luz e Natan Ungethuem também expuseram aos jovens suas experiências no mercado de startups, falaram sobre os sucessos e fracassos dos empreendimentos e da coragem de seguir no negócio. Para eles, é um aprendizado prático, independente da área, criado para ser um negócio que solucione algum “gap” do cliente e de forma lucrativa.

Muitas vezes, o desafio do modelo de negócios de startups é criar algo inovador: ou adaptar um modelo de negócios para uma área onde não é comumente aplicado, ou criar um modelo totalmente novo. As startups não são apenas voltadas para a área de internet. Procura-se ser disruptivo e jogar em todas as áreas. Dessa forma, o caminho a ser trilhado e os passos que o empreendedor deve tomar são minimamente incertos.

Mauro, Jonas e Natan têm seus negócios nas áreas financeira e de pets, e suas exposições foram voltadas à educação financeira e a investimento (como se organizar para alcançar os objetivos, por que e como investir), criptomoedas e o futuro do dinheiro (conceitos do bitcoin, blockchain) e empreendedorismo e método científico.

Os assuntos foram bem recebidos pelos jovens, que gostaram da atividade. Para Theilor e Kathlem, do Projeto Pescar da Procempa, o encontro foi bem positivo. Theilor se interessou pela parte de investimento. Já Kathlem considerou todos os temas importantes e com informações sobre como empreender.

A intenção é que outros seminários ocorram até o final deste ano, envolvendo empreendedores do Poa.Hub, diz a educadora social do Pescar-Unidade Procempa, Vanessa Martins. “O tema empreendedorismo é um assunto atual e necessário. Dentro do projeto, mostramos aos jovens diversas possibilidades, e empreender, com certeza, é uma delas”, afirma. 


Startups participantes

www.simbio.com.br

https://tocadealuguel.com.br

https://www.vitalfinancas.com.br

  

 

Mônica Bidese

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes