Procempa realiza a certificação profissional da 20ª turma do Projeto Pescar
A formatura da 20ª turma do Projeto Pescar Procempa ocorreu na noite de quinta-feira, 30, no auditório HP do Tecnopuc. Os 14 jovens que participaram da formação ao longo de 2024 receberam seus certificados em uma cerimônia que contou com a presença da vice-prefeita Betina Worm, da presidente da companhia, Letícia Batistela, e demais funcionários, além dos familiares e amigos dos formandos.
Betina Worm ressaltou a importância do Projeto Pescar na formação de jovens para o mercado de trabalho do ponto de vista do empreendedorismo. "O projeto é um exemplo de como é possível fazer a diferença, capacitando jovens para serem protagonistas do próprio destino", disse.
Em 2025, a parceria entre a Procempa e a Fundação Projeto Pescar completa 20 anos. “Ser egresso do Pescar é um motivo de orgulho, um certificado qualificado para os jovens que passaram por essa experiência”, afirmou a presidente da companhia, Letícia Batistela, ao destacar a importância do projeto, que busca a inserção segura no mercado de trabalho e o desenvolvimento pessoal dos estudantes.
Os formandos Mirella Cunha e Vitor Pinheiro, oradores da turma, relataram a relevância do Pescar em suas vidas. “O Projeto Pescar Procempa foi uma etapa transformadora, que nos impulsionou a continuar buscando conhecimento, evolução e inovação. Projetos em tecnologia nos preparam para o mercado de trabalho, despertando em nós coragem e confiança para seguir em frente”, disse Vitor.
Na mesa de honra estiveram a vice-prefeita de Porto Alegre, Betina Worm, a presidente da Procempa, Letícia Batistela, o paraninfo da turma, Gilnei Farias, a coordenadora pedagógica de inovação da Fundação Projeto Pescar, Juliana Rocha, e o educador social da unidade, Santiago Dias.
Projeto Pescar Procempa - O projeto é uma parceria da Procempa com a Fundação Projeto Pescar. Desde 2005, a iniciativa oferece o Curso de Iniciação Profissional em Serviços de Informática para jovens em situação de vulnerabilidade social. O curso, com duração de um ano, é dividido em três blocos de aprendizagem: autoconhecimento, cidadania e formação técnica. Ao longo de 960 horas de aula, os jovens recebem capacitação teórica e vivenciam práticas simuladas de trabalho.
Andrea Brasil