Esporte nas alturas busca bater recorde mundial nos 250 anos de Porto Alegre

19/12/2021 22:47
Maria Ana Krack / PMPA
250 ANOS
Evento foi a primeira atividade de travessia na pedreira do Morro Santana

Quem olhou para o Morro Santana, na Zona Leste da Capital, neste domingo, 19, se espantou ao ver jovens atravessando o local nas alturas se equilibrando em uma fita. O evento, parte da programação dos 250 anos de Porto Alegre, reuniu cerca de 40 pessoas que fizeram uma trilha pelo morro, ouviram uma palestra sobre o esporte e acompanharam uma demonstração de highline.

O highline é uma das modalidades do slackline que consiste em travessias na altura sobre uma fita de 2,5cm de largura. Nos últimos anos, essa travessia em ambiente urbano ganhou muita evidência, sendo uma forma de dar visibilidade às cidades e marcas participantes.

Em 2022, para o aniversário de 250 anos da cidade, diversas travessias estão programadas, inclusive a tentativa de bater o recorde mundial de travessia urbana. Segundo o organizador da ação, Conrado Menezes, o evento deste domingo foi a primeira atividade de travessia na pedreira do Morro Santana, um local ainda pouco utilizado para o turismo de aventura. "A inauguração deste local para a prática do highline serviu como um aquecimento para as próximas travessias - assim como ajudou a evidenciar essa área ainda pouco explorada para o esporte", ressaltou.

Para o secretário Extraordinário para os 250 anos de Porto Alegre, Rogério Beidacki, a prática do highline vai proporcionar muita visibilidade para Porto Alegre em 2022. "Estamos preparando um evento que vai levar nossa Capital para o mundo nos seus 250 anos. Só podemos dizer que ficará marcado na história como um exemplo de superação, equilíbrio, saúde e beleza", revelou Beidacki.

Slackline - A origem do slackline foi na Califórnia, no final dos anos 70, onde escaladores, em dias de chuva e nas horas vagas, treinavam o equilíbrio em cima de correntes, corrimões, fitas tubulares e cordas, para aperfeiçoar suas técnicas de equilíbrio durante a escalada. A atividade foi ganhando autonomia, e no ano de 1985 foi realizado o primeiro slackline em grandes alturas, conhecido como highline, por Scott Balcon, se tornando um esporte autônomo.

É a atividade de se equilibrar em um fita, seja de 5cm ou 2,5cm. Geralmente é praticada em uma fita de 5cm de largura e utilizada para os primeiros passos, seja para realização de manobras estáticas ou no auxílio a treinamento físicos. Normalmente é montado em altura de 30cm até 1 metro, podendo chegar até 15 metros de distância.

Highline - O highline é a modalidade onde os praticantes caminham sobre o slackline na altura, utilizando uma fita de 2,5cm de largura. Dedicado a pessoas experientes, esta modalidade requer a utilização de equipamento de segurança de uso pessoal e muito conhecimento técnico para a prática segura da modalidade. É considerado highline fitas montadas a partir de 30 metros de altura.

Tiago Dimer

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes