Ação de combate à poluição visual é realizada na Protásio Alves
A Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) realiza ao longo desta semana ações de fiscalização de combate à poluição visual na avenida Protásio Alves. Durante a ação de qualificação da paisagem urbana, os agentes da Unidade de Fiscalização Ambiental (Ufisc) recolheram 25 veículos de divulgação, entre faixas e cavaletes, expostos irregularmente. Novas intervenções serão feitas na quinta e sexta-feira.
A grande quantidade de elementos de comunicação visual, como cartazes, anúncios, faixas e cavaletes gera poluição. "As propagandas irregulares escondem a arquitetura original da cidade, geram cansaço visual e enfeiam a paisagem urbana, gerando aspecto de sujeira", ressalta o secretário Maurício Fernandes, complementando que o trabalho está focado em "promover o bem-estar paisagístico e ambiental e proteger o patrimônio".
A Ufisc recolheu 8,3 toneladas de banners, cavaletes, faixas e placas instalados irregularmente nas ruas da cidade no decorrer de 2018.
Reciclagem - Os cavaletes e placas em bom estado de conservação ficam depositados na Smams por 30 dias após o recolhimento. Caso algum proprietário queira solicitar o material, há prazo de 15 dias para apresentação de defesa. As faixas e banners removidos foram encaminhados ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para reciclagem.
Taís Dimer Dihl