Meio Ambiente e Sustentabilidade

Cemitérios municipais têm horário especial nesta segunda

02/11/2020 08:25
Sérgio Louruz /SMAMS PMPA
Dia de Finados
Foram intensificado os serviços de manutenção nos locais, com limpeza e pintura do meio-fio das calçadas e muros, além de roçada

A Prefeitura de Porto Alegre informa que os cemitérios municipais funcionam com horários especiais durante a segunda-feira, 2, que marca o Dia de Finados. O Cemitério São João (rua Ari Marinho, 297) permanece aberto das 8h às 18h, enquanto os cemitérios Tristeza (rua Liberal, 19) e Belém Velho (rua Nossa Senhora do Rosário, 5.205) funciona das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. 

Atendendo às orientações da Associação Sulbrasileira de Cemitérios e Crematórios (Asbrace) de que fossem evitados grandes eventos, o município de Porto Alegre decidiu não promover eventos religiosos nos cemitérios municipais, de modo a evitar aglomerações. O uso de máscara é obrigatório, assim como o distanciamento entre os visitantes. Os funcionários também vão usar equipamentos de proteção individual.

Em preparação à data, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) intensificou os serviços de manutenção nos locais, com limpeza e pintura do meio-fio das calçadas e muros, além de roçada.

A Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) está com agentes no entorno dos principais cemitérios de Porto Alegre. A fiscalização acontece das 9h às 13h, com o objetivo de coibir o comércio ilegal de flores e lanches e evitar que essas atividades bloqueiem as vias de acesso de pedestres.

Todas as ações contam com o apoio da Comissão Municipal de Serviços Funerários, ligada à SMDE.

TransporteEm razão do feriado do Dia de Finados, os ônibus da Capital circulam com tabela horária de domingo. Além disso, neste ano, por conta da pandemia do coronavírus e em respeito às medidas de prevenção, as linhas especiais Cemitério estarão fora de operação.  

Os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, na função GPS do app Tri Poa, disponível para smartphones iOS e Android, e também na tabela horária disponível no site da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), neste link.

Para colaborar com as equipes de fiscalização da EPTC e também melhorar a qualidade do serviço, se os passageiros presenciarem alguma divergência no transporte, como descumprimento de tabela horária, falta do uso de máscara ou ocupação máxima dos coletivos, devem registrar o caso pelo número 118 com informações de horário, linha e prefixo.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

  

 

Daniela Pin e Juliane Soska

Andrea Brasil

coronavirus-cartao-social.png

Acompanhe a prefeitura nas redes