Cuidados quando for necessário sair à rua com animais domésticos

27/03/2020 08:37
Luciano Lanes / PMPA
Cães para adoção que estão na Unidade de Medicina Veterinária
Cães devem ser levados à rua em horários de pouco movimento

Pessoas que não podem evitar sair com seus cães ou atuam como passeadores voluntários ou inscritos na plataforma Corona Vírus Pet, em apoio a tutores de animais com mais de 60 anos, precisam tomar cuidados extras de distanciamento e higiene. A coordenadora do setor de cirurgia da Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), médica veterinária Camila Monteiro, alerta que, quando surgir a necessidade de ir às ruas, o primeiro passo é manter horários alternativos, como as primeiras horas da manhã ou após às 21h.

“E nas calçadas, manter distância de no mínimo dois metros entre outros passeadores e atravessar a rua caso tenha muita gente, evitando contatos”, adverte. Durante a caminhada, o passeador não deve tocar em nada e, ao retornar para devolver o animal ou entrar em casa, ter consigo um pano com álcool e limpar as maçanetas tocadas.

Em casa, o pet deve ter suas patas higienizadas com álcool gel ou sabão. “Não esquecer de deixar as coleiras e sapatos higienizados e separados em algum lugar reservado para reutilização,” conclui Camila.
 
Ajuda Coronavírus Pets – A iniciativa do gabinete da primeira dama Tainá Vidal é uma versão do site criado pelo analista de sistemas Pedro Viana. Através da inscrição de voluntários, auxilia idosos e pessoas em grupo de risco ou com saúde debilitada nas compras de alimentos, ração e passeios com seus animais.

Para mais informações sobre coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia
 

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes