Feira de adoção e Brechocão especiais celebram o Dezembro Verde

13/12/2019 09:08
SMAMS/PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Eventos alertam contra o abandono de animais especialmente no fim de ano

A Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) juntou-se à campanha do Dezembro Verde, contra o abandono de animais. Este será o tema das atividades da Diretoria Geral dos Direitos Animais (DGDA), no próximo fim de semana. A programação inicia-se no sábado, 14, com uma feira do programa Me Adota?, das 10h às 15h, na Unidade de Saúde Animal Victória (Usav), e no domingo, 15, com uma edição especial do Brechocão, no Parque Farroupilha , das 9h às 16h. 

Embora não existam dados oficiais com índices de abandono, nesta época do ano, aumenta significativamente o número de animais deixados por seus tutores em áreas urbanas e rodovias ou simplesmente esquecidos em casa, sem os mínimos cuidados de higiene e alimentação. A secretária adjunta da Smams, Viviane Diogo, destaca que estes dois eventos surgiram justamente da necessidade da conscientização das pessoas para a guarda responsável de cães e gatos.

“A cada ano, a iniciativa do Dezembro Verde se torna mais efetiva, mobilizando as comunidades no sentido de que as pessoas trabalhem por um mundo melhor e solidário para todos os seres vivos”, explica. Ao levar uma mascote para o convívio familiar, é necessário o consentimento de todos. Embora a tradição do Natal inclua a troca de presentes, a secretária adverte: “Cães e gatos não podem ser confundidos com brinquedos. Eles têm sentimentos, necessitam de atenção e carinho e, se adquiridos por impulso, acabam descartados após breves períodos de convivência.”

O correto é colocar o assunto em discussão com todos em casa. “Não se deve insistir em uma escolha pessoal, pois o convívio forçado gera problemas para todos, sobretudo para o animal, o único que não optou por estar ali”, destaca. Um exemplo positivo de posse responsável é o caso do casal Renata e Carlos Alberto Strey, que aproveitaram o início das férias do filho, Leonardo, 12 anos, e o levaram a uma visita à Usav para escolher uma mascote. 

“Ele sempre quis um cãozinho, mas combinamos com ele que iríamos esperar ele crescer mais um pouco para assumir a responsabilidade, que exige cuidados além das brincadeiras de todo o dia”, disseram. O menino escolheu Nala, uma fêmea canina que fora abandonada e recolhida para tratamento muito debilitada ainda filhote.  Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil possui 30 milhões de animais em situação de rua entre cães e gatos, a maioria vítima de abandono.  

Mesmo nas ações realizadas em regiões de extrema vulnerabilidade, a equipe da DGDA costuma encontrar dezenas de animais de raça. Uma moradora das proximidades da Vila Nazaré, Inês Campagni, conta que, seguidamente, ao ver automóveis partindo em alta velocidade, sabe que logo em seguida surgirá um animal abandonado. “Muitos de raças mais frágeis, acabam acolhidos pela comunidade que, embora carente, é solidária com os bichos”, lembra. 

Onde adotar – O gestor da Diretoria Geral de Direitos Animais (DGDA), Bruno Wagner, explica que interessados em adotar na Usav passam por uma entrevista e são convidados a uma visita aos espaços destinados aos animais disponíveis no abrigo provisório. “Quando nos procuram, buscamos oferecer aquele que melhor se adapte aos espaços e também, ao perfil de cada lar”, explica. Atualmente, estão disponíveis 60 cães e dois gatos. Todos vacinados e castrados.  

Cuidados  - Para evitar situações de abandono, a equipe de veterinários da Usav lembra que um animal vive, em média, 15 anos e, neste período, vai exigir cuidados com vacinas, alimentação adequada e carinho. Logo após o quarto mês, no caso de filhotes, é recomendável a castração, que evita doenças e ajuda no controle populacional de animais.

"Além disso, todo filhote, seja ele com ou sem raça definida, cativa pela alegria e beleza. Mas adotar sem saber como ficará no futuro, qual o tamanho e quantidade de ração que consumirá, é um risco. Adotar um animal adulto, por exemplo, evita esse problema”, alerta Wagner. Abandono de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei Federal 9.605/1998 e na Lei Municipal 694/2012. Denúncias devem ser feitas por meio do telefone 156 (opção 9). 

Contato – Estrada Bérico José Bernardes, 3489 – Fone: 3289.8920. Interessados podem consultar o álbum de fotos do Me Adota? no Facebook.

 

 

Ari Teixeira

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes