Mais de 4,5 mil usuários foram atendidos nas bibliotecas da Smams
As bibliotecas Jornalista Roberto Eduardo Xavier e Ecológica Infantil Maria Dinorah, administradas pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), receberam a visita de 4.659 pessoas em 2018. O catálogo do acervo da rede de bibliotecas foi acessado 56.193 vezes. A bibliotecária Júlia Agustoni Silva destaca o atendimento à demanda da editora Homoplasticus, com o empréstimo da obra O Rio Grande do Sul em 1852: aquarelas de Herrmann Rudolf Wendroth, que só foi localizada pela editora no acervo da Roberto Xavier. Foram consultados 1120 materiais do acervo e emprestados 1291 itens, entre periódicos, livros, folhetos e material multimeios (CDs e DVDs).
Na hemeroteca (coleção de periódicos), foram realizadas 93 consultas a exemplares, além do envio de artigos para referendar o trabalho de diferentes setores da prefeitura, como a Procuradoria Geral do Município. Neste setor, destaca-se a digitalização do periódico Saneamento: Revista técnica do DNOS, dos fascículos entre os anos de 1969 a 1976, para auxiliar o trabalho da pesquisadora Adriana Branco Souto, da Fiocruz. Segundo a bibliotecária Elisabete Lorensi Ferreira, a pesquisadora da Fiocruz afirmou que a biblioteca da Smams foi a única do país a disponibilizar este periódico para consulta.
Em 2018, foi realizada a sexta edição da Feira de Troca de Livros, com 67 visitantes e 26 trocas efetivadas em dois dias de evento. Também foi realizada uma atividade piloto na biblioteca Maria Dinorah, denominada Gincana Ecocultural do Parcão. Essa gincana fará parte das atividades oferecidas para as escolas em 2019.
Andrea Brasil