Agora, este é o portal oficial da Prefeitura. Se não encontrar o que precisa, utilize o menu, acesse uma secretaria específica e localize o respectivo link de acesso ao site antigo.
Meio Ambiente e Sustentabilidade

Prefeitura fiscaliza 199 obras da construção civil em 45 dias

16/05/2020 14:18
Sérgio Louruz/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Equipes de fiscalização monitoram cumprimento de regras para construção civil na cidade

A Prefeitura de Porto Alegre vistoriou 199 obras da construção civil em 45 dias. Apenas nesta última semana, a administração pública atendeu a dezessete denúncias de obras sem licença. As atividades integram a operação Esforço Concentrado, do Escritório de Fiscalização, seguindo determinação do prefeito Nelson Marchezan Júnior para que as secretarias trabalhem em conjunto e alinhadas para garantir o cumprimento dos decretos municipais. As obras da construção civil foram autorizadas a reiniciar em 22 de abril.

Conforme o engenheiro civil da Unidade de Fiscalização Predial, Telmo Sampaio, as ações resultam de denúncias recebidas entre 31 de março e 14 de maio no Sistema Fala Porto Alegre - 156, opção 5, canal prioritário para atender estas demandas fiscais. “Durante o período de restrições em razão do coronavírus cresceu o número de denúncias relativas a obras. Além das ocorrências de ausência de licenças para construção, várias denúncias atendidas referiam-se às obras fora do período compreendido entre 9h e 16h, conforme estipula o Artigo 10, do Decreto 20.354/2020", explica Sampaio. Das 119 obras fiscalizadas, 17 foram interditadas.

Operação Concentrada - As ações de fiscalização de competência municipal são coordenadas pelo Escritório de Fiscalização, que reúne esforços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams), Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal, Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim) e Centro Integrado de Comando de Porto Alegre (Ceic). 
 
De 9 a 14 de maio, as equipes também atuaram contra a aglomeração de pessoas idosas com uso de megafone, o que teve alcance de 1.800 pessoas. No período, ainda foram abordadas 250 pessoas em praças, parques e áreas verdes para evitar o contato social desnecessário. "Além das ações para cumprimento das medidas de distanciamento, a Smams segue realizando o trabalho de fiscalização ambiental, caracterizado como serviço essencial", finaliza o coordenador da Ceaf, Lessandro Morini Trindade.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia

Aline Czarnobay

Gonçalo Valduga

Acompanhe a prefeitura nas redes