Reuniões do Conselho do Meio Ambiente são retomadas de forma digital

25/06/2020 19:17
Captura de Tela / PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Desova fora de época de cágados na área do Anfiteatro Pôr do Sol foi um dos temas do encontro
A exemplo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), foram retomadas na tarde desta quinta-feira, 25, as reuniões do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) por meio de plataforma digital. A reunião virtual, sem caráter deliberativo, teve por objetivo a apresentação dos novos conselheiros para o biênio 2020-2021 e a realização de testes quanto ao funcionamento do sistema remoto.

O secretário Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) e presidente do Comam, Germano Bremm, disse que uma minuta sobre a regulamentação da estratégia de deliberação remota será encaminhada, nos próximos dias, aos conselheiros a fim de que seja votada na próxima reunião. “Pretendemos seguir o mesmo modelo adotado no CMDUA e implementar a transmissão ao vivo das reuniões em rede social, para facilitar o acompanhamento pelos interessados. Este novo formato, imposto pela pandemia, nos ajudará a superar a problemática da falta recorrente de quórum, ampliando não apenas as oportunidades de debate como a participação popular.”
 
As reuniões, que voltam a ocorrer regularmente na última quinta-feira do mês, a partir das 14h, são abertas à participação pública. Os interessados devem solicitar acesso à sala virtual pelo e-mail gabrielle.francesch@portoalegre.rs.gov.br.
 
Cágados - Durante o encontro, conselheiros solicitaram informações sobre a área do Anfiteatro Pôr do Sol, onde a imprensa flagrou um cágado desovando fora de época e, dias depois, um exemplar morto. A secretária adjunta da Smams, bióloga Viviane Diogo, destacou que, além da transferência do Poa Drive-In Show para outro local, o poder público não se omitiu e está implementando série de medidas de proteção. “Além de transferir o evento, uma equipe de fiscalização ambiental está monitorando a região diariamente, estamos providenciando o fechamento das cancelas e colocação de fradinhos para restringir o acesso de veículos, placas orientativas serão instaladas nos próximos dias e há outras iniciativas em avaliação técnica e operacional.” 

Além da retomada da pauta dos cágados, foram sugeridos outros temas para debate nas próximas reuniões, como aplicação de recursos do Fundo Municipal do Meio Ambiente, ações no Viveiro Municipal, agenda de ação climática, medidas de sustentabilidade na cidade pós-covid 19, licenciamento ambiental e arborização urbana. 

Clique aqui para acessar a nova composição do Comam. 

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Cibele Carneiro

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes