Smams divulga calendário de oficinas do Plano Diretor

03/10/2019 08:27
Cibele Carneiro/SMAMS PMPA
MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE
Conselheiros do Desenvolvimento Urbano Ambiental já participaram da primeira Oficina do Plano Diretor

Em parceria com os representantes das oito Regiões de Planejamento (RPs) do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental (CMDUA), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams) definiu o calendário da primeira rodada de Oficinas Temáticas-Territoriais de revisão do Plano Diretor. Os encontros, em cada uma das oito RPs, ocorrerão ao longo do mês de outubro e no início de novembro. A segunda rodada das oficinas ocorrerá a partir de novembro, com datas a serem definidas pelos conselheiros. 

A diretora de Planejamento Urbano e Sustentável da Smams e coordenadora do processo de revisão do Plano Diretor, Patrícia da Silva Tschoepke, explica a importância de a população participar das oficinas e da construção do Plano Diretor, que devem nortear a cidade até 2030. “Planejamento urbano parece algo abstrato. Mas, na prática, afeta diretamente a vida das pessoas, como por exemplo o tempo que gastamos para nos deslocar na cidade, a segurança, a qualidade de vida e a capacidade de prevenção a eventos climáticos extremos.â€

Conforme Patrícia, com o apoio da Secretaria Municipal de Relações Institucionais (SMRI) e dos Centros de Relações Institucionais e Participativas (Crips) serão definidos, nos próximos dias, os locais de algumas oficinas. “Além da participação imprescindível dos conselheiros das RPs, também contamos com o apoio da SMRI, que está nos subsidiando na relação com os Crips e com questões de infraestrutura para melhor recebermos a população que participar das oficinasâ€, destaca a coordenadora.  

A metodologia dos encontros foi testada com representantes de RPs no último dia 24. Divididos por região de planejamento, cada grupo recebeu mapas com seus bairros específicos e identificou pontos como: centros dos bairros; carências de equipamentos; rotas preferidas para pedestres e ciclistas; pontos de engarrafamento, acidentes e inseguros; locais de interesse cultural e ambiental; locais de emprego e vocação econômica da região; regularização fundiária, entre outros. Clique aqui e saiba mais.

Confira o calendário da primeira rodada de Oficinas Temáticas-Territoriais:

- 17/10: RP 7, das 18h30 às 22h, na Paróquia Santa Clara (Estr. João de Oliveira Remião, 4444 - Lomba do Pinheiro)

- 19/10: RP 2 – Continente, das 8h30 às 11h30, no CTG Vaqueanos da Tradição (Rua Dr. Caio Brandão de Melo, 250 – Humaitá).

- 23/10: RP 6, das 18h30 às 21h30, na Cecopam (Rua Arroio Grande, 50 – Cavalhada)

- 24/10: RP 5, das 18h30 às 21h30, no Auditório do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul - Postão da Cruzeiro (Av. Moab Caldas, 400 - Santa Tereza – em frente à Escola Alberto Bins)

- 26/10: RP 8, das 8h30 às 12h, na Associação Comunitária Núcleo Esperança (Estrada João Antônio da Silveira, 2500 – Restinga)

- 26/10: RP 4, das 14h às 17h30, na CEJAK (Av. Joaquim Pôrto Vilanova, 143 - Bom Jesus)

- 31/10: RP 1, das 19h às 22h, no Plenário Otávio Rocha e no Salão Adel carvalho, da Câmara Municipal (Av. Loureiro da Silva, 255)

- 31/10: RP 3, das 19h às 22h30, na Paróquia Santa Rosa de Lima (Av. Bernardino de Oliveira Paim, 82 – Bairro Santa Rosa)

- 9/11: RP 2 - Ilhas, das 8h30 às 12h, no Salão Paroquial da Associação Nossa Senhora da Boa Viagem (Rua Capitão Coelho, 300 - Ilha da Pintada)

Clique aqui para conferir em qual RP está o teu bairro.

Plano Diretor - O Plano Diretor é um instrumento que orienta a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços da cidade e na oferta dos serviços. Sua construção envolve um diagnóstico da cidade atual, tanto da perspectiva técnica como comunitária (por meio de oficinas, consultas públicas, audiências públicas e conferências); a elaboração de minuta(s) de lei(s) e a aprovação da Câmara Municipal.
 
O Plano Diretor de Porto Alegre possui sete Estratégias e 12 Temas Prioritários, que deverão acolher as diretrizes dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. A primeira rodada de Oficinas Territoriais e Temáticas envolve a apresentação das Estratégias dos ODS, bem como a discussão e identificação de desafios e oportunidades dos territórios, a partir da mobilização de agentes locais.  Para saber mais e acompanhar a divulgação das oficinas, clique aqui.
 
 

  

 

Cibele Carneiro

Andrea Brasil