Último dia para colaborar na consulta pública sobre o plano diretor
Até esta segunda-feira, 9, a população pode colaborar com sugestões na primeira consulta pública sobre o plano diretor de Porto Alegre. Além das oficinas, audiências públicas e conferências, ferramentas on-line serão disponibilizadas para ampliar a participação e manter canais de comunicação permanentemente abertos durante o processo de revisão. Também foi disponibilizado um e-mail para contato e colaborações: planodiretor@portoalegre.rs.gov.br. O plano diretor é um instrumento de organização da cidade para desenvolver o bem-estar, segurança, mobilidade, acessibilidade, integração e convívio das pessoas.
O debate inclui 12 temas prioritários, integrados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. A ideia é que o plano diretor também tenha uma visão mais humana de cada um dos 94 bairros da cidade, levando em consideração os idosos, pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida, além de resgatar traços arquitetônicos e culturais de Porto Alegre. A promoção de um sistema de planejamento urbano mais eficiente também integra o escopo da revisão.
Nações Unidas - Em agosto, a prefeitura assinou, com a ONU-Habitat, programa das Nações Unidas para as atividades relacionadas a assentamentos humanos, o memorando de entendimentos que viabiliza a cooperação técnica do organismo internacional na revisão do plano dretor de Porto Alegre. A reformulação também tem apoio do Pacto Alegre, agenda estratégica desenvolvida para transformar a Capital em referência em inovação.
Prazos - A prefeitura prepara minutas prévias que irão gerar dois projetos de leis complementares a serem entregues na Câmara Municipal. A primeira, a minuta prévia estratégica, que abordará a revisão do plano diretor, tem previsão de entrega em março de 2020. A segunda, que contém o detalhamento de áreas da cidade na escala intermediária e valida as diretrizes da primeira minuta, será entregue até novembro de 2020.
Taís Dimer Dihl