Árvore do Mês: figueira é a escolhida de abril

14/04/2021 11:47
Sérgio Louruz / PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Espécie é indicada para áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços

O projeto Árvore do Mês, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), busca levar informação sobre a riqueza arbórea da cidade. A espécie escolhida para o mês de abril é a figueira, que dificilmente passa despercebida, devido ao grande porte, com troncos baixos, ramos longos e copa frondosa, em forma de sombrinha.

Há cerca de 755 espécies de figueiras no mundo (da família ficus) e em Porto Alegre podemos observar a figueira da folha miúda, de nome cientifico Ficus cestrifolia, espécie nativa do Rio Grande do Sul. As características que fazem da figueira uma árvore de tamanha beleza são também as que tornam a espécie inadequada para ser plantada perto de casas, uma vez que as raízes têm a capacidade de deformar paredes. Pelas suas proporções, a figueira é uma espécie indicada para plantio em áreas de preservação permanente e em paisagismo de grandes espaços.

Esta espécie tem grande importância na preservação por fornecer alimentos a aves, morcegos e outros animais dispersores de sementes. Apresenta casca cinzenta, quase lisa, folhas simples que podem ter até cinco centímetros de comprimento. Outra característica, que também chama atenção, é que ela serve de suporte (forófito) para muitas epífitas, como orquídeas, bromeliáceas, cactos e samambaias.

Em Porto Alegre pode ser admirada na praça Nossa Senhora de Belém, na avenida Assis Brasil, na rua Tupanciretã e em diversos pátios ao longo da orla da região Sul e Extremo Sul da cidade.

 

 

 

Aline Czarnobay

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes