Biblioteca recebe doação de acervo ambiental

27/10/2022 12:54
Sérgio Louruz/SMAMUS/PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Acervo doado pela família conta com obras de autoria da bióloga, além de livros das áreas técnicas, ambientais e urbanísticas

A Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) recebeu nesta quinta-feira, 27, o acervo completo da bióloga Maria do Carmo Sanchotene, ex-funcionária aposentada da Smamus, falecida em dezembro do ano passado. Com cerca de 400 exemplares doados pela família, o acervo conta com obras de sua própria autoria, além de livros das áreas técnicas, ambientais e urbanísticas que irão auxiliar a fundamentar o trabalho e a história da bióloga.

“Porto Alegre se orgulha de ser uma das cidades mais arborizadas do país e grande parte disso se refere à sementinha plantada por ela. Esse gesto nos inspira e retoma a um tema tão atual em nossas medidas públicas. Agradecemos a família em nome da cidade e da secretaria”, declarou o secretário Germano Bremm.

No período em que atuou na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Maria do Carmo foi diretora de Proteção à Flora e Fauna e gerente técnica de Praças e Arborização. Também coordenou a elaboração do Plano Diretor de Arborização de Vias Públicas. Aposentada em 2003, fundou e presidiu a Sociedade Brasileira de Arborização Urbana.

Do acervo, destaque para produções autorais como Frutíferas Nativas Úteis
à Fauna Na Arborização Urbana, Às Árvores e Seus Cantos e Plano Diretor de Arborização de Vias Públicas.

“O acervo de Maria do Carmo Sanchotene nos ajudará a compreender o pensamento da pesquisadora, descobrindo os caminhos trilhados e as referências utilizadas para seus projetos”, explica a bibliotecária responsável Júlia Augustoni.

“O acervo tem um grande valor emocional para nós, mas o valor técnico é incalculável, então queremos dividir com a comunidade porque sabermos que é o que ela faria”, explica Maria Cláudia Sanchotene, filha da bióloga.

Os exemplares já estão disponíveis para consulta na Biblioteca Jornalista Roberto Eduardo Xavier, localizada na sede da Smamus, rua Luiz Voelcker, 55. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h. As obras não serão emprestadas, devendo ser consultadas no local.

 

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Carla Bisol

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes