Combate a secas e ondas de calor é uma das prioridades apontadas em plano
O Plano de Ação Climática (Plac) teve o relatório preliminar apresentado e debatido nesta quarta-feira, 31, e visa preparar a cidade para enfrentar eventos climáticos extremos, como secas e ondas de calor que, segundo estudos meteorológicos, devem ser cada vez mais frequentes no planeta. Para Porto Alegre, o relatório preliminar aponta medidas de preparação e resposta emergencial, monitoramento e alerta, infraestrutura e urbanização, saúde e prevenção, além de educação ambiental e climática.
Uma das ações previstas é a instalação de estações meteorológicas e de monitoramento de qualidade do ar e temperatura em áreas críticas. A medida está em fase de definição do edital para contratação de empresa que fornecerá equipamentos para medição de poluentes e parâmetros meteorológicos, incluindo instalação, serviços de operação e manutenção. O valor estimado é de R$ 6,7 milhões, segundo o Escritório de Reconstrução e Adaptação Climática de Porto Alegre.
Na arborização, estão previstos o levantamento de áreas livres com potencial de implantação arbórea e ampliação da arborização urbana com espécies nativas adaptadas às condições climáticas; a recomposição e preservação da vegetação em Áreas de Preservação Permanente e Unidades de Conservação e recuperação de áreas de nascentes e matas ciliares; e a criação de mais espaços de refúgio e estruturas que amenizem o efeito das ondas de calor em parques, praças, espaços públicos e privados.
Em relação à água, o relatório preliminar prevê monitorar a qualidade dos arroios e implementar projetos de revitalização das sub-bacias; reduzir o desperdício e as perdas de água e garantir o abastecimento.
Outras duas ações importantes são a criação do Plano de Contingência de Secas e implementação de projetos de reuso de água e aproveitamento de água da chuva; e também a criação do Plano Multisetorial de Resposta a Ondas de Calor.
Clique aqui e conheça as 30 ações apresentadas no relatório preliminar do Plano de Ação Climática.
Leia também:
Porto Alegre apresenta relatório preliminar do Plano de Ação Climática
Gilmar Martins