Espécie presente na orla é a Árvore do Mês

03/12/2021 11:37
Sérgio Louruz/SMAMUS PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Ingazeiro tem tronco curto e copa ampla

Muito presente na orla do Guaíba, a Árvore do Mês de dezembro a ser apresentada pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) é o ingazeiro, espécie com tronco curto e copa ampla. 

A árvore é conhecida por diversos nomes populares, como ingá-graúdo, ingá-carneiro e angá e ocorre desde a Bahia até o Rio Grande do Sul. Por aqui é mais conhecida como ingá-macaco. Por conta do formato de seus frutos, vagens cilíndricas parecidas com ferraduras, também é conhecida popularmente como ingá-ferradura. O termo “Ingá” vem do tupi guarani e significa semente empapada, aludindo à cobertura carnuda e aquosa que envolve a semente.

De agosto a meados de dezembro, é possível admirar a floração da espécie, com flores brancas, caracterizadas por fios. Em Porto Alegre, a espécie pode ser facilmente observada na vegetação ciliar da orla do Guaíba. Como planta pioneira, adapta-se a solos úmidos, sendo indicada para plantios mistos, em áreas ciliares degradadas. As flores do ingazeiro são bastante atrativas para as abelhas, e os frutos são consumidos pelo homem e muito procurados pela fauna silvestre, como macacos, periquitos, papagaios e morcegos.

Na avenida Edvaldo Pereira Paiva, pode-se  notar a floração branca e plumosa. “Já havia notado que há muitas desta espécie neste trecho onde sempre caminho, então achei muito interessante conhecer um pouco mais desta árvore, já que não sabia nem o nome”, diz a estudante de Direito da Faculdade Dom Bosco, Eduarda Viana.

O projeto "Árvore do Mês" é uma iniciativa iniciada em setembro de 2019  e tem como objetivo levar informação à população sobre a riqueza arbórea da cidade.
 

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes