Inteligência Artificial ajuda a tirar dúvidas sobre proposta do novo Plano Diretor de Porto Alegre
Um assistente virtual, baseado em inteligência artificial, responde perguntas e ajuda a ampliar o entendimento sobre as mudanças propostas pelo Executivo para o novo Plano Diretor Urbano Sustentável (PDUS) e para a nova Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). O Chat PDPOA entrou no ar nesta quarta-feira, 8, apos anúncio feito pelo secretário do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), Germano Bremm, durante apresentação das propostas do Plano Diretor aos vereadores no plenário da Câmara Municipal.
“Estamos oferecendo mais uma ferramenta para auxiliar na compreensão de um tema complexo, mas muito importante para a cidade. Com uma linguagem acessível, queremos garantir que todos possam compreender como nossas propostas estão alinhadas com a adaptação climática e o desenvolvimento do território”, explica Bremm.
O Chat PDPOA está disponível pelo link prefeitura.poa.br/chatpdpoa e no site oficial do Plano Diretor . Também na página oficial, a população pode acessar outra plataforma digital com o mapa de Porto Alegre no qual é possível consultar por endereço a aplicação das regras propostas pela Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS). O sistema permite conhecer as regras propostas para altura, coeficiente de aproveitamento, taxa de permeabilidade, entre outras informações.
“Desenvolvemos essas ferramentas digitais para aproximar a população do debate sobre a cidade que queremos para o futuro, que traga sustentabilidade, desenvolvimento e qualidade de vida para todos que moram aqui”, afirma Bremm.
Relatorias - Após um longo debate com mais de 250 encontros com a população, as propostas do novo Plano Diretor Urbano Sustentável (PDUS) e da Lei de Uso e Ocupação do Solo (LUOS) foram protocoladas em setembro na Câmara Municipal. Os Projetos de Lei Complementar PLCE 019/25 e PLCE 020/25 tramitam em Comissão Especial que conta com sete relatorias temáticas: Desenvolvimento Social e Cultural; Ambiente Natural; Patrimônio Cultural; Mobilidade e Transporte; Desempenho, Estrutura e Infraestrutura Urbana; Desenvolvimento Econômico; e Gestão da Cidade.
O Plano Diretor é a principal lei que organiza o crescimento e o funcionamento da cidade. As regras aprovadas pelos vereadores deverão ser consideradas na elaboração do plano plurianual, das diretrizes orçamentárias, do orçamento anual, de planos setoriais (planos de habitação, de saneamento, de mobilidade, etc.) e na execução de intervenções concretas na cidade.
Pela proposta do Executivo, o Plano Diretor tem cinco objetivos centrais: adaptar às mudanças climáticas e zerar as emissões; qualificar os espaços públicos e potencializar a utilização do Guaíba; reduzir o tempo de deslocamento das pessoas em trajetos diários; reduzir o custo da moradia e garantir o acesso de todos à cidade; e fortalecer o planejamento urbano com base em dados e na economia urbana.
Gilmar Martins