No mês maio, conheça mais sobre o plátano
No mês de maio, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
(Smamus) apresenta como Arvore do Mês o plátano (Platanus acerifolia), uma espécie de grandes dimensões que pode alcançar de 30 a 40 metros de altura.
Uma das características mais marcantes do plátano é a aparência de suas folhas. Com recortes que a dividem em pedaços grandes, podem chegar a ter 30 centímetros de largura e adquirem um tom amarelo alaranjado no outono, antes de caírem no inverno. A origem do nome plátano vem justamente das folhas grandes. A
palavra em grego platys significa largura.
A espécie apresenta flores e frutos, florescendo em abril. Os frutos são chamados aquênios e possuem pequena dimensão. São leves e rodeados de pelos.
Trata-se de uma árvore que chegou à região Sul do Brasil trazida pelos imigrantes italianos, no século XIX. O plátano destina-se prioritariamente ao uso ornamental. Suas grandes dimensões e capacidade para projetar sombras fazem da espécie uma das mais adequadas para cultivar em cidades. A copa densa e arredondada do plátano é perfeita para formar lindas configurações de paisagismo.
Em Porto Alegre, pode-se admirar os plátanos no parque Marinha do Brasil, na rua Barão do Cotegipe, nas avenidas Wenceslau Escobar e Tulio de Rose, além da praça Japão, dentre outros locais.
O projeto Árvore do Mês é uma iniciativa que busca levar informação à população sobre a riqueza arbórea da Capital e é desenvolvido desde 2019.
Andrea Brasil