Prefeitura alerta para necessidade de atenção à presença de andorinhas nas chaminés

23/12/2022 13:39

 

Jamila Pereira/Smams PMPA
Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade
Danificar ninhos, maltratar ou capturar as aves configura-se em crime ambiental, sujeito à cobrança de multa e até detenção

Durante a primavera e o verão, nos meses mais quentes, é muito comum que as andorinhas (Chaetura meridionalis) procurem lugares como chaminés, forros e frestas de telhados para construírem seus ninhos, já que se trata do período reprodutivo das aves.

A Equipe de Fauna Silvestre da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus) destaca que elas não oferecem nenhum risco e devem ser mantidas no local. Trata-se de espécie protegida pela Lei Federal 9.605/98, sendo que danificar ninhos, maltratar ou capturar as aves configura-se em crime ambiental, sujeito à cobrança de multa e até mesmo detenção.

A espécie migra para o sul nos meses de agosto e setembro, onde permanece até março. “Nós recebemos muitas ligações durante a primavera e o verão pedindo para retirarmos os ninhos, mas isso não é permitido”, explica a chefe da Equipe de Fauna Silvestre, bióloga dra. Soraya Ribeiro, acrescentando que as aves permanecerão no local até que os filhotes possam voar. 

Serviço - Caso encontre uma andorinha ferida ou debilitada, acione o setor da Fauna Silvestre pelo número 156. 
 

 

Fernando Ramires (estagiário)/Supervisão: Aline Czarnobay

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes