Dia do Funcionário Público tem mostra com livros de autoria de servidores

28/10/2021 12:59
Cesar Lopes / PMPA
Administração e Patrimônio
Exposição tem obras do acervo da biblioteca assinadas por servidores da prefeitura e por grandes escritores de renome nacional

A Biblioteca da Escola de Gestão Pública (EGP) promove, a partir desta quinta-feira, 28, a exposição Servidores Públicos e o Ofício da Palavra. A mostra marca o Dia do Funcionário Público, 28 de outubro. São obras do acervo da biblioteca de autoria de servidores da Prefeitura de Porto Alegre e de grandes escritores de renome nacional que também foram funcionários públicos.

Na exposição estão livros de autoria de Ari Riboldi, Benedito Saldanha, Carlos Leão, Caroline G. Chaves, Jeremias Soares, Leo Gorodicht, Lucas Settler Barroso, entre outros. A mostra também destaca obras clássicas de grandes escritores brasileiros e sul-rio-grandenses que também foram servidores públicos, como Moacyr Scliar, Lima Barreto, João Cabral de Melo Neto, Machado de Assis, José de Alencar, Carlos Drummond de Andrade, Manoel Antônio de Almeida, entre outros.

Interessados poderão conhecer a exposição no horário de atendimento da Biblioteca da EGP, das 8h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira, na avenida Siqueira Campos, 1.300, 14º andar, sala I. As obras expostas integram o acervo da biblioteca e estão disponíveis para empréstimo.

Cesar Lopes / PMPA
Administração e Patrimônio
Fabiane Rodrigues doou dois livros de sua autoria, além de duas coletâneas de contos em que participa

Doação de livros - A servidora pública e também escritora Fabiane Rodrigues da Silva esteve, na manhã desta quinta, em visita à biblioteca e fez a doação de dois livros de sua autoria, além de duas coletâneas de contos em que participa. A visita marca o Dia do Servidor Público, como forma de prestar uma homenagem aos funcionários, através do reconhecimento do talento dessa servidora.

O secretário adjunto de Administração e Patrimônio, Jorge Hias, parabenizou os servidores pelo seu dia e destacou que também é funcionário público. “Parabenizo os servidores pelas suas aptidões e também a EGP pela iniciativa de possibilitar que todos demonstrem seus talentos, principalmente na área de Cultura, em um espaço democrático, que está disponível para adquirirem conhecimento”, ressalta Hias.

“A EGP, através da nossa biblioteca, tem a honra de fazer esta singela homenagem aos servidores públicos. Queremos incentivar que outros servidores talentosos possam mostrar o seu trabalho, por meio deste espaço cultural”, aponta a coordenadora da Escola de Gestão Pública, Fernanda Jardim.

Este é mais um evento da Biblioteca da EGP que destaca os servidores da prefeitura por também serem escritores. O primeiro foi em alusão ao Dia das Crianças, 12 de outubro, quando os servidores e escritores Caroline Gonçalves Chaves e Lucas Barroso fizeram a doação de suas obras. 

Fabiane, que é assistente administrativa na seção de Preparo de Pagamento do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), fala sobre o papel da biblioteca como espaço de promoção de leitura das obras dos servidores, dizendo que acredita que todo livro abre caminhos e oportunidades. “Este é o papel da biblioteca: aproximar os apaixonados por livros e mostrar a diversidade dos servidores”, afirma. Ela conta que descobriu a Biblioteca da EGP em outra ação cultural de escritores da prefeitura.

Obras doadas à Biblioteca da EGP Beijinho Doce – O beijo de uma vida inteira (romance familiar/editora Viseu) trata de um caderno de recordações deixado por uma avó para sua neta. Romance familiar com intuito de homenagear a sua avó que teve alzheimer.

Outra obra doada é A Organização Internacional do Trabalho e as Piores Formas de Trabalho Infantil (direito/ editora Vicenza). É um livro jurídico que aborda contexto histórico mundial e nacional, legislações do tema e recomendações da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre as piores formas de trabalho infantil.

A servidora doou também duas obras de coletâneas de contos em que participa com duas histórias: Segunda Chance, que está no livro Manhã de Ristretto e Tardes de Expresso, e a Menina que Colecionava Borboletas, dentro da coletânea Vida.

Biografia da autora – Natural de Porto Alegre, Fabiane é servidora da prefeitura há um ano e três meses. Ela conta que sempre foi uma criança muito tímida e que escrever era a melhor forma de se comunicar. E por gostar das letras, pensou em cursar Jornalismo durante muito tempo. Contudo, acabou optando pela área do Direito e tendo como luta o combate ao trabalho infantil.

Fabiane tem um livro infantil publicado, A lagarta que não conseguia virar borboleta (infantil/ editora Vicenza). Segundo ela, em breve vai ganhar uma nova versão mais interativa para as crianças. Também já foi coautora em coletâneas de poesias e participou da Feira do Livro de Porto Alegre. A servidora conta que está trabalhando em outros dois livros infantis: Luz das Estrelas e O menino sucata, sem previsão de lançamento.

Espaço de leitura e consulta – A Biblioteca da EGP atende todos os servidores municipais e a comunidade em geral.

Também divulga seu espaço por meio de ações, como o Boletim Mensal, Sugestões de Leitura e Dica do Dia, em que indica livros do acervo homenageando datas comemorativas.

“A biblioteca, em seus nove anos de existência, busca incentivar o hábito da leitura e também valorizar e divulgar os escritores colegas da prefeitura”, destaca a coordenadora da Biblioteca da EGP, Giceli Farias Gomes.

Com mais de três mil obras, o acervo é especializado nas áreas de Administração, Gestão Pública, além de possuir livros de outras áreas do conhecimento, como Literatura, Psicologia e bibliografias de Porto Alegre.


 

 

Nereida Rodrigues

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes