Prefeitura e Procempa alinham diretrizes para implantação de sistema de gestão de contratos

01/04/2021 13:52
Andrea Pinto/SMAP
ADMINISTRAÇÃO E PATRIMÔNIO
André Barbosa e Letícia Batistela reuniram-se nessa quarta-feira para dar seguimento ao cronograma de atividades

A prefeitura terá novo sistema de gestão de contratos que permitirá o acompanhamento integral e centralizado dos documentos. O secretário de Administração e Patrimônio (Smap), André Barbosa, e a diretora-presidente da Procempa, Letícia Batistela, reuniram-se nessa quarta-feira, 31, para dar seguimento ao cronograma de atividades.

O Projeto Implementar a Gestão de Contratos Municipais visa ao desenvolvimento do sistema e à adoção da ferramenta como o instrumento oficial do Município para esta finalidade. O encontro ocorreu na Procempa e teve como marca simbólica o início dos relatórios quinzenais das atividades, que proporcionarão um acompanhamento com maior proximidade das ações de desenvolvimento do sistema até o final do prazo, que é junho de 2021.

André Barbosa detalha que o objetivo é ter uma ferramenta que possibilite facilmente a gestão dos contratos, contendo todas as informações pertinentes e relevantes e com simples acessibilidade. “O novo cenário de trabalho remoto que se apresenta nos faz repensar o funcionamento das atividades. A ideia é ter um sistema eficiente, operado por profissionais que serão capacitados para esta função, qualificando e modernizando a prestação dos serviços”, explicou. O secretário lembrou que a Reforma Administrativa passou a competência de gerenciamento dos contratos municipais para a Smap, por meio da Diretoria de Licitações e Contratos.

Segundo Letícia Batistela, é fundamental manter um canal aberto entre fornecedor e cliente, por isso a importância de encontros constantes para debate de ideias e avaliação do status dos projetos. “Conhecemos os dados de Porto Alegre como nenhuma outra empresa. É um projeto que não utiliza recursos municipais, centraliza e organiza os contratos e permite, ainda, o controle das suas execuções”, salientou. Os recursos são provenientes de uma parceria com o Governo Federal, por meio do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios Brasileiros.

Atualmente, a gestão ocorre de maneira fragmentada. O sistema permitirá o acompanhamento integral e centralizado dos contratos firmados pelo Município e trará outras melhorias. Um exemplo é que os gestores receberão alertas automáticos quanto ao vencimento dos contratos de sua responsabilidade e, com isso, poderão contar com o sistema como uma ferramenta estratégica para a tomada de decisões. Outro ganho é o envio automático de dados para o Licitacon do Tribunal de Contas do Estado, para acompanhamento da prestação de contas.

    

 

Andrea Pinto

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes