Evento-teste na Fiergs treina profissionais para retomada gradual das atividades

11/09/2020 16:59
Anselmo Cunha/PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Programação contou com palestra e feira com seis expositores. Houve a limitação de 180 profissionais capacitados presencialmente

A Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs) sediou, na tarde desta sexta-feira, 11, um treinamento de protocolos para empresas e profissionais que atuam com eventos. Esta é a primeira atividade do segmento após seis meses de paralisação, em decorrência da pandemia. Os resultados do evento-teste serão agora avaliados para que possam gerar, no futuro, uma retomada gradual e segura.

“Nossa intenção é flexibilizar as atividades econômicas, mas desde que o processo seja seguro. Tenho esperança que com o engajamento de todos, em breve possamos publicarmos novos decretosâ€, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff.

O treinamento no Centro de Eventos da Fiergs foi coordenado pelo Porto Alegre e Região Metropolitana Convention Bureau, entidade que desde maio vem trabalhando em busca de uma retomada gradual e responsável do setor, com adoção de normas que garantam a saúde e a segurança dos participantes. Já a organização foi de responsabilidade da Associação Brasileira das Empresas de Eventos com o apoio da União Brasileira de Feiras e Eventos de Negócios, da Associação Gaúcha de Empresas e Profissionais de Eventos e de várias outras entidades do setor e dezenas de empresas, artistas e fornecedores.

“São necessários alguns ajustes e melhorias nos protocolos, mas o evento-teste agradou e correspondeu às expectativas, observou a idealizadora, a consultora Vaniza Schuler. Emocionada, disse já ser possível planejar o retorno das atividades. A programação contou com palestra e feira com apenas seis expositores. Houve a limitação de 180 profissionais capacitados presencialmente, divididos em blocos de atividades, e 500 vagas disponibilizadas on-line para os associados das entidades promotoras.

Os protocolos já foram testados recentemente nas cidades de Bento Gonçalves e Gramado, lembra Vaniza, contando com a adesão de entidades, prefeituras e dos respectivos Conventions Bureaus locais. No domingo, 13, haverá novo evento-teste comandado pelo Grupo Live Marketing, no Auditório Araújo Vianna. O local receberá um show do cantor Serginho Moah. O treinamento contará com a presença de convidados, autoridades e imprensa. As duas atividades servirão para a qualificação dos profissionais do setor e estarão de acordo com os protocolos sanitários propostos.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

Paulo Ricardo Fontoura

Gilmar Martins