Fale Conosco-156 ganha opção exclusiva para denúncias de fiscalização

12/05/2020 08:39
Luciano Lanes/Arquivo PMPA
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS
Atalho busca agilizar o registro das demandas que chegam pela população

Denunciar o descumprimento das regras relacionadas ao combate do coronavírus em Porto Alegre ficou mais fácil. Um novo dígito exclusivo no atendimento “Fale conosco-156” está disponível e pode ser acionado a partir da opção “5 – fiscalização por descumprimento das normas de coronavírus”. O atalho visa a agilizar o registro das demandas que chegam pela população.

“Essa ferramenta irá oportunizar a população a nos ajudar na fiscalização. Neste momento difícil que estamos vivendo, todos somos responsáveis por ajudar no combate ao vírus, da maneira que cada um puder. Seja ficando em casa, quando possível, utilizando os equipamentos de proteção e higiene ou contribuindo com os órgãos de fiscalização”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior.

As demandas recebidas são direcionadas ao Escritório de Fiscalização. O órgão foi criado para coordenar e executar de forma integrada as operações de averiguação do cumprimento dos decretos relacionados ao coronavírus. Participam das ações de fiscalização agentes da Diretoria de Fiscalização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Procon Porto Alegre, Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Smams), Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade (Smim).

“Além de otimizar o tempo do cidadão, temos uma ferramenta importante para o monitoramento e garantia do cumprimento das medidas tomadas para conter o coronavírus na cidade. Desde o dia 16 de março, recebemos 2.640 denúncias pelo canal, o que comprova a sua relevância para a população”, explica o titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), Leonardo Hoff. A pasta é responsável pela fiscalização de atividades comerciais. Com a operação Esforço Concentrado Covid-19, que inclui outros órgãos de fiscalização do município, já foram averiguados mais de 6,9 mil comércios, indústrias e serviços – parte de forma espontânea e parte pelas denúncias que entram pelo telefone 156.

Como denunciar – Para denunciar, é preciso ligar para o telefone 156 e digitar a opção “5 – fiscalização por descumprimento das normas de coronavírus”. O cidadão será direcionado para falar com um atendente.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

  

 

Juliane Soska

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes