Montagem do Acampamento Farroupilha começa no sábado

Abertura está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da Chama Crioula
16/08/2018 18:39
Brayan Martins / PMPA
Alunos do curso de gastronomia da PUCRS recebem aula de carnes no Acampamento Farroupilha Local: Galpão da Hospitalidade - Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia)
Programação prevê, entre outras atividades, oficinas de gastronomia tradicional gaúcha

O Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (Harmonia) recebe a partir deste sábado, 18, a montagem dos galpões para a realização do Acampamento Farroupilha 2018. Já está em andamento a montagem da estrutura do acampamento (administração, bares, lojas, rede elétrica e hidráulica) e a previsão é que até o dia 2 de setembro os piquetes estejam montados. As entidades já receberam os alvarás e, ao todo, participam da festa tradicionalista 353 entidades entre piquetes, Centros de Tradições Gaúchas (CTGs) e Departamentos de Tradições Gaúchas (DTGs).

A abertura está programada para o dia 7 de setembro, com a chegada da Chama Crioula que este ano foi acesa na cidade de Iraí, norte do Estado, seguindo a sequência histórica de acendimentos, em locais significativos da Revolução Farroupilha. O tema desta edição será o Tropeirismo sobre o qual todos os piquetes acampados devem desenvolver os seus projetos culturais. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, está otimista. Segundo ele, toda a programação está sendo cuidadosamente planejada para proporcionar momentos de cultura e entretenimento para diferentes perfis. “Haverá programação artística no palco central, com música e dança. Para as crianças, desenvolveremos a Ciranda Escolar, com oficinas e atividades culturais. Também realizaremos bailes e rodeio”, explica Nairo Callegaro. O encerramento do Acampamento Farroupilha será no dia 20 de setembro, com a extinção da Chama Crioula. 

A Secretaria Municipal da Cultura foi responsável pela inscrição dos piquetes e a Diretoria de Promoção Turística da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) fará a operação do serviço de informações aos visitantes. No ano passado, 30 mil turistas, de dez diferentes etnias, receberam informações sobre Porto Alegre e participaram de oficinas de gastronomia e costumes gauchescos, realizadas em parceria com piquetes e o MTG. A expectativa para esse ano é de 40 mil turistas nacionais e estrangeiros. São esperados mais de 1 milhão de visitantes durante o acampamento.

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes