Pacto Alegre discute alternativas para atrair negócios à Capital
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Porto Alegre Eduardo Cidade, juntamente com o secretário-adjunto Marcus Klein, participou, nesta sexta-feira, 26, da segunda reunião de ideação de projetos do Pacto Alegre. O movimento reúne uma série de entidades públicas e privadas em torno de um mesmo objetivo: transformar a Capital em um polo de inovação, atração de investimentos e empreendedorismo.
O trabalho envolve uma série de reuniões – e a desta sexta-feira serviu para levantar alternativas e soluções que melhorem o ambiente de negócios da cidade. A metodologia de ideação foi desenvolvida em parceria com o consultor espanhol Josep Piqué, que vem atuando também como mentor e facilitador do Pacto Alegre.
O foco do trabalho é levantar ideias que sejam viáveis e relevantes para promover a inovação na Capital. “Naturalmente, a prefeitura, por meio de seus diferentes órgãos, tem uma participação fundamental nesse processo de melhoria do espaço urbano e do ambiente de negócios”, explica Cidade.
Na reunião, as ideias propostas serão avaliadas sob três aspectos:
1) Impacto: o projeto repercute de forma significativa na realidade da cidade?;
2) Recursos e liderança: os ativos necessários para que o projeto avance rapidamente existem? Há atores dispostos a se engajar e impulsionar o projeto?;
3) Entregas: é possível identificar entregas mensuráveis de curto prazo (6 meses) que indicam que o projeto está progredindo?
Andrea Brasil