Prefeitura destrói mais de 54 mil produtos piratas

23/08/2019 13:24
Letícia Santana/SMDE PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Rolo inutilizou 37.080 óculos, seis réplicas de armas, 9.462 CDs/DVDs e 7.970 relógios
Mais de 54 mil mercadorias falsificadas apreendidas pela fiscalização da prefeitura foram destruídas nesta sexta-feira, 23, em ato no Largo Zumbi dos Palmares. O rolo compressor inutilizou 37.080 óculos, 9.462 CDs/DVDs, 7.970 relógios e até mesmo seis réplicas de armas, produtos com valor total equivalente a R$ 2 milhões, que representa aproximadamente R$ 500 mil em arrecadação para o município. 
 
As apreensões foram feitas nos últimos 12 meses pelas equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE). “Este ato tem um propósito educativo. Queremos deixar claro para a população que trabalhamos a favor do comércio legal e regularizado, que o produto pirata é uma concorrência desleal perante aqueles que geram empregos e impostos", destaca o secretário Eduardo Cidade. “É imprescindível a ação integrada dos diferentes órgãos públicos, que viabilizam as apreensões e o devido descarte desse material.”
 
Após ser destruído, o material foi encaminhado pela
Letícia Santana/SMDE PMPA
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Mercadoria foi destruída durante ato no Largo Zumbi dos Palmares
equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para unidades de reciclagem. Responsável pelas operações de apreensão, o diretor de Fiscalização da SMDE, Luis Antônio Steglich, explica que a maior parte dos produtos estava em poder de ambulantes irregulares e em depósitos. “Coibir esse tipo de atividade é também uma forma de proteger a saúde e a integridade do consumidor, já que muitas vezes as mercadorias sequer atendem aos padrões mínimos de qualidade e segurança.”
 
O secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, enfatiza a ilegalidade da venda sem a devida cobrança de impostos. “O que temos aqui não são apenas óculos, relógios e equipamentos eletrônicos pirateados, isso aqui é combate ao crime”, afirma, agradecendo também às demais instituições que atuam integradas na apreensão e descarte dos artigos.
 
Participaram da ação a Guarda Municipal, com o comandante Marcelo Nascimento e o chefe de equipe operacional Franklin dos Santos; o comandante do 9° Batalhão de Polícia Militar, ten. cel Luciano Moritz; o presidente do Sindióptica/RS, André Roncatto, e o diretor desse sindicato, Roberto Tenedini, além de representantes da Frente Parlamentar de Combate à Pirataria.

  

 

Letícia Santana

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes