Prefeitura interdita fábrica de produtos químicos sem procedência

09/04/2020 20:38
Saimon Romero SMS/PMPA
SAÚDE
Suspeita é de produção clandestina de insumos relacionados à pandemia de coronavírus, especialmente álcool gel

A Operação Esforço Concentrado Covid-19, da Prefeitura de Porto Alegre, interditou uma fábrica no bairro Mario Quintana nessa quarta-feira, 8, por representar risco à saúde coletiva. O local manipulava produtos químicos, supostamente sanitários, sem procedência, além de não possuir alvará de localização e de funcionamento para a atividade praticada, nem notas fiscais para comprovar a origem do material utilizado. No dia anterior, os agentes de fiscalização já haviam apreendido materiais irregulares no mesmo endereço. O responsável pelo estabelecimento foi detido.

A suspeita é de que a fábrica produzia clandestinamente insumos relacionados à pandemia de coronavírus, especialmente álcool gel. Foram flagrados centenas de galões de produtos não identificados no depósito verificado pelas equipes da prefeitura. O galpão foi lacrado e a interdição só poderá ser suspensa ou reavaliada de acordo com a situação epidemiológica de Porto Alegre. “Devido à ausência de informações sobre os insumos, não é possível confirmar o que são, de fato. Nossa ação é para garantir a segurança da população ao coibir a comercialização de itens que não possuem qualquer comprovação de sua origem, o que poderia colocar em risco a saúde pública”, destaca o secretário de Desenvolvimento Econômico, Leonardo Hoff.

Ação integrada – Envolvendo oito órgãos da prefeitura, a Operação Esforço Concentrado Covid-19 começou no dia 31 de março e vem fiscalizando, diariamente, comércios, indústrias e serviços da Capital para fazer cumprir os decretos de restrição relacionados ao coronavírus. Participaram da interdição a Diretoria de Fiscalização da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a Guarda Municipal, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar.

Para mais informações sobre o coronavírus, clique aqui.

Veja aqui as últimas notícias sobre a pandemia.

 

Juliane Soska

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes