Prefeitura realiza ação integrada e apreende produtos sem procedência
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), a Guarda Municipal, a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Brigada Militar realizaram operação integrada de combate ao comércio ilegal nesta segunda-feira, 29. A ação de fiscalização ocorreu entre a avenida Alberto Bins e a rua Andradas no Centro Histórico. No total, 37 volumes com itens sem procedência foram apreendidos.
“Estamos atuando integrados diariamente para tentar diminuir o comércio ambulante na área central. A Ronda Ostensiva Municipal (Romu), grupo operacional da Guarda Municipal de Porto Alegre, está atuando em várias ações que visam coibir todo tipo de atos criminosos. A união das secretarias e órgãos estaduais garante ao cidadão maior segurança. Trabalhamos juntos para o bem de toda a população porto-alegrense", declara o coordenador da Romu, Glauber Zílio.
De acordo com o diretor de Promoção Econômica da SMDE, Luís Antônio Steglich, os produtos sem licença e mal acondicionados, no caso de alimentos, que não possuem as mínimas condições de segurança alimentar e expostos no chão, não devem ser adquiridos pelo consumidor. “O que parece barato pode sair muito mais caro para a saúde da população”, conclui Steglich.
Fiscalização - A Divisão de Fiscalização da Diretoria de Promoção Econômica, órgão vinculado à SMDE, atua na regularidade das atividades comerciais, industriais, prestação de serviços e ambulantes. Além da fiscalização rotineira em toda a cidade, opera por demanda de outros órgãos ou por solicitação dos cidadãos por meio de denúncia. A licença para atividades ambulantes deve ser solicitada na Seção de Licenciamento de Atividades Ambulantes, localizada na Travessa do Carmo, 84, Cidade Baixa. Informações por meio do fone (51) 3289-4705 ou neste email. Reclamações e denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 ou pelo e-mail.
Denise Righi