Procon Porto Alegre alerta para recall de produtos
Muitas empresas realizam o recall de determinados produtos ou componentes. Mas o que o consumidor deve fazer caso tenha adquirido algum item incluÃdo nesse tipo de procedimento?Â
Pensando nisso, o Procon Porto Alegre mantém, em seu site oficial, um link direto para o sistema de alertas de recalls mantido pelo Governo Federal. “É muito importante que o consumidor atenda a esses chamamentos, sendo o recall a garantia de sua própria segurançaâ€, explica a diretora Executiva do Procon Porto Alegre, Fernanda Borges.
Segundo Fernanda, o recall é um procedimento gratuito utilizado para informar o público de defeitos encontrados em produtos vendidos ou serviços prestados. O objetivo é proteger e preservar a saúde e a segurança do consumidor.Â
O recall visa, ainda, a retirada, a reparação de um defeito ou a recompra de produtos ou serviços defeituosos. Por isso a legislação exige que o fornecedor faça o comunicado de forma mais ampla possÃvel, divulgando-o em jornal, rádio e tv. “A empresa deverá apresentar os esclarecimentos que se fizerem necessários, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor , com a Lei 8078/90, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidorâ€, diz Fernanda.Â
Confira, abaixo, alguns produtos que estão passando por recall atualmente:
- Toalhas umedecidas Max Clean Huggies, da Kimberly-Clark Brasil Indústria e Comércio de Produtos de Higiene Ltda.
- Baterias de alimentação de energia utilizadas nos notebooks da marca HP – modelo HP ProBook.
- Determinados lotes do medicamento Losartana Potássica 50mg, com 30 comprimidos, pela fabricante Ranbaxy Farmacêutica Ltda.
- Determinados lotes do medicamento Puran T4 (princÃpio ativo: levotiroxina sódica), nas dosagens 88mg, 112mg e 200mg, com embalagens de 30 comprimidos, com data final de fabricação no mês de outubro do ano de 2018, da marca Medley.
Acompanhe a listagem completa dos 419 recalls disponÃveis no site do Governo Federal sobre recall.Â
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Atendimento - O atendimento do Procon Porto Alegre é exclusivo para residentes no municÃpio, que podem registrar reclamações diretamente pelo site, pelo atendimento eletrônico, ou pessoalmente na rua dos Andradas, 686, térreo, Centro Histórico. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h à s 17h. São distribuÃdas 80 fichas diárias, com atendimento por ordem de chegada. O consumidor também pode realizar o agendamento prévio para o atendimento presencial no site, sendo fornecidas 11 senhas diárias. Mais informações no Facebook.
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TaÃs Dimer Dihl