Só em maio, Film Commission apoiou três gravações em Porto Alegre

04/06/2019 14:02
Tuane Eggers/Divulgação SMDE PMP
filmagem
As gravações ocorreram em aproximadamente 65 pontos da cidade

Na missão de fortalecer a capital gaúcha como um polo de produção audiovisual, a Porto Alegre Film Commission (FC) apoiou, no mês de maio, a realização de três produções: a série O Complexo e os longas-metragens A Nuvem Rosa e O Acidente. As gravações ocorreram em aproximadamente 65 pontos da cidade, tais como o Centro Histórico, a Cidade Baixa, a escadaria da Conceição, as ruínas do Poleto (próximas da praia de Belém Novo) e a Orla do Guaíba, entre outros. A Film Commission, a partir da articulação com os órgãos públicos competentes, autorizou a liberação de uso de praças e parques, além de viabilizar a intervenção na iluminação pública, o deslocamento de trânsito e a isenção de tarifas e preços públicos destinados à compensação ambiental.

A série O Complexo, drama policial ambientado em Porto Alegre, será exibida em seis episódios no canal CineBrasil TV, em 2020. Um dos diretores, Tiago Rezende, reconhece que sem o apoio da Film Commission ”seria impossível fazer essa produção ter a cara que precisaria ter e toda a qualidade artística que foi possível imprimir na tela.”  Já o diretor de produção Vandré Ventura agradece a dedicação com a equipe e com o projeto. “Sem esta parceria tão forte seria inviável conseguir o fechamento das ruas, estacionamentos e atender outras necessidades da série.” 

A produtora executiva Patricia Barbiere, do filme A Nuvem Rosa, relata que a Film Commission é uma grande parceira. “É de extrema importância o município possuir um órgão que faça a intermediação entre o agente cultural e as autoridades públicas, sendo receptivo aos projetos, compreendendo suas reais necessidades e auxiliando na execução”, diz ela. Uma série de fatores contribuíram para a escolha de Porto Alegre como locação. “Temos ciência de que estamos desenvolvendo a economia local por intermédio da contratação de prestadores de serviço e da utilização do comércio, além de levar Porto Alegre ao grande público do cinema. A cidade e seus moradores sempre foram receptivos às produções culturais, tornando nosso trabalho mais agradável e fluido”, descreve. O filme será veiculado nas salas de cinema de todo o Brasil em 2021.

Já as filmagens de O Acidente começaram em 18 de maio e serão finalizadas até o dia 15. A veiculação deve ocorrer no segundo semestre de 2020. Segundo a produtora executiva Paola Wink, ações como a da FC são importantes no suporte de questões como gravações em locais públicos e abertos, além de bloqueio de vias. “Essa intermediação é fundamental para a realização do filme e torna Porto Alegre uma cidade atrativa para a realização de obras audiovisuais. Outro ponto é que demonstra um reconhecimento por parte das instituições da importância do setor como um expoente da nossa economia e cultura”, sustenta.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Eduardo Cidade, a função da Film Commission é criar um ambiente atraente para o setor produtivo audiovisual, garantindo apoio às gravações, agilidade e segurança aos processos de licenciamento. “As vantagens competitivas de filmar em Porto Alegre são inúmeras”, afirma ele, citando fatores como o clima agradável, com estações bem definidas, a luminosidade característica da cidade, a excelência da mão de obra especializada e a facilidade de deslocamento em relação a outras capitais.

Porto Alegre Film Commission - o Escritório Municipal de Apoio à Produção Audiovisual (Porto Alegre Film Commission) destina-se a captar, coordenar e dar suporte às produções audiovisuais nacionais e internacionais na Capital. Atua no planejamento de estratégias para captação, fortalecimento de mercado, criação de incentivos e como agente facilitador de filmagens de todo tipo de conteúdo audiovisual – como seriados de televisão, comerciais, curtas e longas metragens –, fomentando a prestação de serviços locais, o turismo cinematográfico e a geração de empregos. A estrutura é responsável ainda pelo licenciamento de produções audiovisuais em espaços públicos da cidade. Mais informações no e-mail 

 

 

Letícia Santana

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes