Estudo avalia as necessidades de capacitação dos profissionais de setores criativos
Está no ar uma pesquisa que irá mapear as necessidades de qualificação dos profissionais que atuam em setores criativos de Porto Alegre (clique aqui para responder). Realizado pelo Comitê de Economia Criativa (Cmec), o levantamento é conduzido pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet), PUCRS e Feevale. A pesquisa estará disponÃvel por 30 dias.
O segmento criativo engloba artes, entretenimento, design, moda, tecnologia, mÃdia, produção audiovisual, arquitetura e gastronomia. O setor criativo está entre os dez maiores do paÃs e supera indústrias tradicionais como têxtil, farmacêutica e de eletroeletrônicos. Os dados da pesquisa também têm a intenção de orientar a proposição de polÃticas públicas e soluções para os setores envolvidos.Â
A pesquisa tem o objetivo de incentivar a geração de conhecimento e o mercado de produtos ou serviços, ampliando a participação das indústrias criativas no PIB local. A capital gaúcha emprega 125,6 mil pessoas na economia criativa. Cerca de 88% dos empreendimentos de Porto Alegre são microempresas, empresas de pequeno porte ou MEIs e, em média, cada empreendimento deste gera 7,5 postos de trabalho.
 Â
Â
Andrea Brasil