Trabalhadores ambulantes participam de feira organizada pela prefeitura

01/12/2023 18:26
Hosana Aprato/ SMDET/ PMPA
Desenvolvimento Econômico e Turismo
Feira acontece até 31 de dezembro na rua José Montaury, no Centro Histórico

A prefeitura deu início nesta sexta-feira, 1º, à Multifeira +Empreendedor formada por trabalhadores ambulantes do quadrilátero central de Porto Alegre. A feira, que está na primeira edição, acontece diariamente até 31 de dezembro, das 9h às 20h, na rua José Montaury, entre a Praça XV de Novembro e a rua Marechal Floriano Peixoto. 

O espaço será ocupado por 57 ambulantes, dos mais variados ramos, devidamente registrados e autorizados pela prefeitura. João Cirilo é um dos participantes da feira. “Trabalho na rua há mais de 40 anos. Achei muito bom que a prefeitura está auxiliando o camelô, abrindo um espaço e reconhecendo o nosso lado de trabalhador. É aqui onde a gente vive, a gente ganha nosso dinheiro”, conta.

Há oito anos trabalhando como ambulante, Carina Clarice da Silva Oliveira orgulha-se de vender seus produtos para sustentar sua família. “Sustento a minha filha, que é pequena, e minha mãe que é doente com o que vendo na rua. Essa é a minha vida. É um bom incentivo para nós neste momento para poder aumentar nossas vendas”. 

A ação é uma forma de acolher e organizar os ambulantes na área central da cidade e promover as vendas em uma das épocas mais movimentadas do ano. “A feira é resultado de muito diálogo, que é um primeiro passo para que busquem a regularização e a formalização de suas atividades. É a primeira etapa de uma iniciativa que terá desdobramentos no futuro bem próximo”, avalia o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Douglas Martello.

Fiscalização - Os ambulantes ficam proibidos de comercializar mercadorias estrangeiras de procedência ilegal e que não estejam no ramo autorizado previamente. A Diretoria-Geral de Fiscalização (DGF) e Guarda Municipal manterão rotinas de abordagens a fim de garantir o cumprimento das regras acordadas entre as partes. 
“A Operação Calçada Livre já acontece diariamente no entorno do quadrilátero central. Nesta força-tarefa, atuamos na fiscalização do comércio informal e formal, com o objetivo de garantir o fluxo de pedestres nas calçadas, acessibilidade e a convivência harmônica entre os diversos atores da área”, ressalta o secretário de Segurança Adjunto, Comissário Zottis.

Trânsito - Para garantir a segurança viária na realização da feira, será suprimida a área de carga e descarga para motos localizada na rua José Montaury, junto à Praça XV de Novembro. Os agentes de fiscalização e a central de videomonitoramento e controle da mobilidade da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) vão monitorar a circulação, orientar os motoristas e, se necessário, realizar ajustes para minimizar os impactos no trânsito. As informações serão atualizadas, em tempo real, pelo perfil da EPTC @EPTC_POA na rede social X (o antigo Twitter).

 

Hosana Aprato

Gilmar Martins